quinta-feira, 17 de março de 2011

Grã-Bretanha: Igreja se prepara para receber novos membros

As milhares de pessoas que se unirão à Igreja Católica nesta Páscoa estão participando nestes dias dos ritos que marcam a fase final de preparação.

Nas dioceses da Inglaterra e País de Gales, existem mais de 4.700 candidatos e catecúmenos que se reuniram na semana passada, nas catedrais de suas respectivas igrejas locais.

Estima-se que, de todos eles, 900 se tornarão membros do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, criado para aqueles que, a partir da Comunhão Anglicana, desejam ser católicos, mantendo alguns elementos da tradição anglicana. Destes, 61 são antigos clérigos anglicanos.

Outros países

Em Washington, D.C. (EUA), duas cerimônias estão sendo preparadas para o Rito de Eleição e o Chamado a Prosseguir a Conversão, devido ao grande número de pessoas. A arquidiocese vai acolher 1.100 novos membros, de cerca de 100 paróquias.

O cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, dará a cada um dos catecúmenos e candidatos seu livro "Os Sacramentos. Um encontro contínuo com Cristo", agora publicado em inglês e espanhol.

Em Miami, 489 catecúmenos participaram do Rito de Eleição. O arcebispo local, Dom Thomas Wenski, lhes disse: "Permaneçam firmes na oração e saibam que seus irmãos e irmãs católicos estão rezando por vocês e aguardando com alegria sua entrada na Igreja".

"Lembrem-se das palavras repetidas inúmeras vezes nas Escrituras e que ouvimos tantas vezes do Papa João Paulo II: Não tenham medo. Não tenham medo de atravessar a vida como amigos de Deus."

Enquanto isso, em Hong Kong, Dom John Tong anunciou que sua igreja batizará 3.400 catecúmenos, cerca de 350 a mais que no ano passado.

Esta diocese estava batizando mais de 2.000 pessoas por ano nos últimos anos, mas em 2010 o número saltou para mais de 3.000.

O aumento é atribuído a "um compromisso impressionante da diocese e à mobilização do laicado", informou a agência ‘Fides'. Existem aproximadamente 356 mil católicos em Hong Kong, cerca de 5% da população.

Tradição

Na Vigília Pascal, em 23 de abril, será realizada a celebração dos sacramentos da iniciação. Depois de receber os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, os escolhidos são chamados de neófitos, e são considerados membros plenos dentre os fiéis cristãos. Continuam com um período de reflexão chamado "mistagogia", que significa "saborear os mistérios" e que dura da Páscoa até Pentecostes.

Os anglicanos que se unirem ao Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham serão recebidos na Igreja perto da Páscoa, mas de acordo com a data estabelecida com bispos locais, com a intenção de permitir-lhes celebrar o Tríduo (da Quinta-Feira Santa até o Sábado Santo) como católicos.

Os antigos clérigos anglicanos cujas petições de ordenação foram aceitas pela Congregação para a Doutrina da Fé serão ordenados como padres católicos em datas próximas a Pentecostes.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário