quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia de festejar padre Cícero Romão Batista em Juazeiro




O programa da XXIX Semana do Padre Cícero foi aberta na última sexta-feira, dia 18, lembrando os 167 anos do Padre Cícero, comemorados hoje. Feriado em Juazeiro, a programação começas às 5 horas e segue até a noite.

Uma alvorada festiva, a partir das 5 horas, e a celebração de uma missa, com início às 6 horas, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, abrem hoje os festejos do aniversário de 167 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. Os eventos comemorativos começaram na sexta-feira passada, 18, com exposições, shows, eventos esportivos, feira de artesanato, palestras e a continuidade do Projeto Árvores do Centenário.




Hoje, a partir das 7 horas, na praça da Capela do Socorro, tem a distribuição de mudas de Juá, o símbolo dos 100 anos da cidade. Mais de 35 mil mudas de juazeiro, segundo a prefeitura do município, já foram distribuídas para pessoas que visitam a cidade principalmente durante as romarias, desde o ano passado. A distribuição continuará até os festejos que encerram o aniversário de 100 anos de Juazeiro, dia 22 de julho.



Feriado na cidade, hoje, a partir das 8 horas, tem um Passeio Ciclístico saindo do Ginásio Poliesportivo e seguindo até a Praça da Capela do Socorro. À tarde, tem o clássico de futebol no Romeirão: Icasa e Guarani, às 16 horas. E para quem gosta de apreciar o trabalhos dos artesãos, às 17 horas pode visitar a Feira de Artesanato (Feart), na Praça do Memorial Padre Cícero.
No mesmo horário, os fiéis se reúnem em frente à Sociedade Padre Cícero para iniciar a tradicional Procissão das Flores que sairá da Praça da Bandeira seguindo até a Capela do Perpétuo Socorro, onde está enterrado o corpo do sacerdote. A partir das 19 horas, na praça da Capela, os festejos do dia serão encerrado com show do padre Zezinho.

Bolo de aniversário
Ontem, à noite, na praça da Capela do Socorro, houve a tradicional seresta, o canto de parabéns e o corte do bolo de aniversário do Padre Cícero preparado pelas gêmeas Cícera e Romana. Há mais de 25 anos, elas confeccionam o bolo do padre Cícero Romão Batista com a colaboração dos comerciantes da cidade.


O quê




ENTENDA A NOTÍCIA
Juazeiro do Norte foi fundado há um século, completado em julho próximo, pelo Padre Cícero Romão Batista. Hoje, no aniversário do sacerdote, considerado o santo popular do Nordeste, as festividades lembram as duas datas.

SAIBA MAIS

Nascido no município do Crato, no dia 24 de março de 1844, Cícero Romão Batista tornou-se padre, político e morreu considerado santo por devotos da cidade e pelos que a visitavam.

A história da cidade de Juazeiro do Norte, que este ano comemora 100 anos de emancipação, se funde com a do Padre Cícero Romão Batista pois ele ajudou a transformar o vilarejo numa das maiores cidade do Ceará.

Padre Cícero não foi canonizado pela Igreja Católica, porém é considerado como santo pelos fiéis.

Em março de 2001, recebeu o título “O Cearense do Século”. O Greenpeace - organização que atua em defesa do ambiente e na promoção da paz -, concedeu ao padre Cícero o título de padroeiro das florestas.

Esse ano, as homenagens ao padre Cícero começaram no Carnaval do Rio de Janeiro. A Escola de Samba Tradição apresentou o samba-enredo: “Juazeiro o Norte, terra de oração e trabalho. Cem anos de Fé, Poder e Tradição”. A escola de samba desfilou este ano no grupo de acesso obtendo a segunda colocação.


Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário