segunda-feira, 28 de março de 2011

Deus fala ao coração e espera nossa resposta, afirma Papa

"A onipotência do Amor respeita sempre a liberdade do homem; toca o seu coração e espera pacientemente pela sua resposta", explicou hoje Bento XVI.

O Pontífice dedicou sua reflexão, por ocasião da oração mariana do Ângelus, à passagem evangélica do encontro de Jesus com a samaritana, narrado no capítulo 4 de João, que a Igreja propõe aos fiéis neste terceiro domingo da Quaresma.

Deixou como ensinamento aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, a certeza de que, como há dois mil anos, cada pessoa pode hoje manter uma relação pessoal, "real" com Cristo.

A samaritana, como explicou o Papa, "ia todo dia tirar água de um poço antigo, que remonta ao patriarca Jacó, e nesse dia ela encontrou Jesus, sentado, ‘cansado do caminho'".

"No encontro com a samaritana, junto ao poço, surge o tema da ‘sede' de Cristo, que culmina com o grito na cruz: ‘Tenho sede' (Jo 19, 28). Certamente, esta sede, como o cansaço, tem um fundamento físico. Mas Jesus, continua dizendo Agostinho, ‘tinha sede da fé daquela mulher', assim como da fé de todos nós."

"Deus Pai o enviou para saciar a nossa sede de vida eterna, dando-nos o seu amor, mas, para oferecer-nos este dom, Jesus pede a nossa fé", destacou.

Bento XVI convidou os crentes a colocar-se no lugar da mulher samaritana: "Jesus espera por nós, especialmente neste tempo quaresmal, para falar ao nosso coração, ao meu coração", disse.

"Detenhamo-nos, em um momento em silêncio, em nosso quarto, em uma igreja ou em outro lugar retirado. Escutemos sua voz, que nos diz: ‘Se tu conhecesses o dom de Deus'", concluiu, convidando a "não perder esta oportunidade, que qual depende a nossa autêntica felicidade".

Ao despedir-se, o Papa saudou as famílias do Movimento do Amor Familiar "e aqueles que, na igreja de São Gregório VII [de Roma], velaram para rezar pela dramática situação na Líbia".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário