sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Responsáveis pela viagem do Papa a Portugal visitam país

A equipe do Vaticano responsável pelas viagens do Papa encerrou nesta quinta-feira uma viagem de três dias a Portugal, destinada a estudar questões de segurança e de organização da visita de Bento XVI, em maio.
Segundo informa o site oficial da visita do Papa a Portugal, na terça-feira, a equipe do Vaticano, dirigida pelo dr. Alberto Gasbarri, e que incluía, entre outros, um responsável da segurança e uma representante da Alitália, esteve reunida em Lisboa, junto da Nunciatura, com membros da Comissão Organizadora da Visita, dirigida por Dom Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.
O grupo do Vaticano teve depois uma reunião de trabalho no Ministério dos Negócios Estrangeiros com representantes do Protocolo de Estado e das forças de segurança (PSP e GNR).
Na quarta-feira, a equipe esteve em Fátima e na cidade do Porto, reunindo-se com os responsáveis locais pela organização e segurança da visita. Nesta quinta-feira aconteceu uma reunião de balanço destes três dias de trabalho em Portugal.
Celebrações
O responsável pelas celebrações litúrgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, vai estar em Portugal entre 8 e 10 de março para visitar os locais onde vão decorrer os atos litúrgicos incluídos na viagem de Bento XVI.
Monsenhor Guido Marini vai acompanhar a preparação das celebrações e assistir a alguns dos ensaios.
Bento XVI celebra Missas em Lisboa (dia 11 às 18h15 no Terreiro do Paço) e no Porto (dia 14 às 10h15 na Avenida dos Aliados) e preside à Missa da Peregrinação Internacional Aniversária no dia 13, às 10h, em Fátima.
No dia anterior, 12 de maio, vai estar na Capelinha das Aparições (17h30) e na oração de Vésperas na Igreja da Santíssima Trindade (18h), bem como na recitação do Rosário e Procissão de Velas (21h30), sendo a Eucaristia presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.
O Papa Bento XVI visita Portugal entre 11 e 14 de maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário