terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lolo, o jornalista paralítico, será beatificado em 12 de junho

Manuel Lozano Garrido, mais conhecido por “Lolo”, jornalista que passou boa parte da vida paralítico e que ao final de sua vida perdeu a visão, será beatificado no dia 12 de junho em sua cidade natal Linares, na província de Jaén, Espanha.
Dom Ramón del Hoyo López, bispo de Jaén, afirmou em um comunicado ter recebido a indicação da data por parte da Secretaria de Estado do Vaticano. O anúncio foi feito após o reconhecimento, por Bento XVI, de uma cura inexplicável atribuída à intercessão de Lolo.
Lolo nasceu em Linares em 9 de agosto de 1920 e morreu na mesma cidade em 3 de novembro de 1971. Membro da Ação Católica, quando era ainda adolescente, distribuía a Comunhão nas prisões durante a guerra civil espanhola, e por essa razão foi preso.
Em 1942 é acometido por uma doença que em apenas um ano o tornou completamente inválido. Em 1962, perde a visão. Desenvolveu seu trabalho de jornalista em veículos de comunicação como o jornal "Ya", as revistas "Telva" e "Vida Nueva" e a agência "Prensa Asociada".
Apesar de sua condição de saúde, recebeu importantes reconhecimentos profissionais, como o “Prêmio Bravo”.
Em 1956, fundou a revista “Sinai”, voltada para os doentes. Escreveu ainda diversos livros, entre os quais “El sillón de ruedas” – seu primeiro livro, de 1961; "Las estrellas se ven de noche" (publicado postumamente) e "Cuentos en 'la' sostenido".
Dom Ramón del Hoyo López, após agradecer pela decisão do Papa, dedicou uma saudação especial às irmãs de Lolo, Expectacion e Lucia, ambas ainda vivas e que, segundo o prelado, “poderão, se Deus quiser, se alegrar ao ver seu irmão receber o título de Beato”.
O prelado expressou também sua gratidão para com a “Associação dos Amigos de Lolo” (http://www.amigosdelolo.com), que promoveu o processo de beatificação e canonização até o final, “conservando sempre a esperança”.
“A cerimônia de beatificação de um leigo” – explica o comunicado da diocese de Linares – “de riquíssimo perfil espiritual como o de Manuel Lozano Garrido, representa uma ocasião providencial e maravilhosa para, nas preparações para esse evento, enriquecer a vida dos cristãos com tais exemplos de santidade”.
Foi criada uma comissão diocesana, que já se encontra em pleno funcionamento, para coordenar todas os preparativos e divulgar a vida e as virtudes deste homem de fé.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário