quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Após tempo difícil, pode vir nova primavera de vocações



A diocese de Lisboa assinalou ontem o Dia da Vida Consagrada com uma vigília de oração e uma missa presidida por D. José Policarpo.
A exposição do Santíssimo Sacramento, um dos momentos mais significativos da vigília, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, foi presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado; informa Agência Ecclesia.
O prelado reconheceu que se vive “um tempo em que as vocações não abundam, pelo que há sempre uma ou outra comunidade religiosa que cai num certo desalento”.
Diante desta realidade, D. Joaquim Mendes proferiu “uma palavra de alento”, lembrando que “ao Inverno sucede a Primavera” e que “a poda também faz sentido no mundo dos consagrados”.
“Depois de um certo pousio no chão dos religiosos, virão seguramente tempos melhores”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa perante duas centenas de religiosos, maioritariamente de institutos femininos.
O presidente do Secretariado Regional da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Pe. David Sampaio, concorda com a perspectiva do prelado.
“Sem ser demasiadamente ingênuo, penso que o futuro poderá ser bastante diferente da situação atual”, disse.
O Dia da Vida Consagrada foi ainda marcado pela eucaristia na Sé Patriarcal. D. José Policarpo exortou os cerca de 250 religiosos e religiosas presentes na assembleia a “agradecer o dom da vida, que deve ser entregue ao Senhor, particularmente por aqueles que um dia a consagraram a Deus”.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário