sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Maria, sinal de identidade dos povos cristãos



Por ocasião do 7º Centenário da devoção a Nossa Senhora da Europa, padroeira de Gibraltar, e do 1º Centenário da Diocese de Gibraltar, será realizado um Congresso Mariano Internacional, nos dias 5 a 7 de março deste ano, intitulado “Maria, sinal de identidade dos povos cristãos”.
O eixo central do congresso é a figura de Maria, do ponto de vista interdisciplinar religioso, histórico, artístico e antropológico, isto é, cabem todos os estudos referentes ao fato da devoção mariana, informa a Zenit Ramón de la Campa, da diocese de Gibraltar.
As características deste congresso se derivam da sua natureza mariana, centrando-se no estudo do desenvolvimento da devoção mariana ao longo da história da Igreja e da civilização ocidental, principalmente no Sul da Península Ibérica, dividindo seu estudo, do ponto de vista metodológico, em 5 seções: “A devoção à Theotókos na história da Igreja Católica”; “Maria no ecumenismo e no diálogo inter-religioso”; “Bíblia, liturgia e práticas devocionais”; “A devoção à Theotókos e o Sul da Península Ibérica”; “Atores e difusores da devoção mariana”; “A Theotókos e a arte”.
Já há vários expoentes confirmados e os congressistas assistentes poderão inscrever-se até o dia 26 de fevereiro. O presidente do Comitê Executivo do congresso é o bispo de Gibraltar, Dom Charles Caruana.
Gibraltar, uma das menores dioceses do mundo, com somente cinco quilômetros quadrados, tem um status peculiar dentro da Igreja Católica. Conta com cerca de 24 mil cristãos, entre católicos e protestantes, e somente 6 paróquias. Seu bispo é independente das conferências episcopais espanhola e britânica, dependendo diretamente de Roma, ainda que seja habitualmente convidado às assembleias de bispos da Espanha e do Reino Unido.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário