quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Exercícios espirituais no Vaticano de 21 a 27 de fevereiro

No próximo dia 21 deste mês, primeiro domingo de Quaresma, serão iniciados os exercícios espirituais, na capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, na presença de Bento XVI.
As meditações, que terão como tema “Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal”, serão conduzidas neste ano pelo padre Enrico dal Covolo, de 59 anos.
O sacerdote é posturador geral da família de Dom Bosco, professor de literatura cristã antiga na Pontifícia Universidade Salesiana. É membro do Comitê Pontifício de Ciências Históricas e consultora da Congregação para a Doutrina da Fé.
Ao longo desta semana, serão suspensas todas as audiências pontifícias.
Cada dia haverá as Laudes, Hora Média e Vésperas, onde se acrescentarão as três meditações do pregador, que serão concluídas com a Adoração e a Bênção Eucarística.
No domingo, dia 21, os exercícios serão iniciados às 18 horas, tendo como tema central “Dai-me, Senhor um coração aberto” (cfr. 1 Re, 3, 9). Na segunda, dia 22, festa da Cátedra de São Pedro, o dia será dedicado à oração pelas vocações sacerdotais, e terá três meditações: a lectio divina, escutando os Padres da Igreja; o primeiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado de Deus (cfr. 1 Re, 19, 1-21); primeiro “medalhão sacerdotal”: alguns padres, até Santo Agostinho.
Na terça, dia 23, memória litúrgica de São Policarpo, dia de oração pelos missionários, as três meditações serão: o segundo ato das histórias bíblicas de vocação: a resposta do homem (cfr. Mateus, 7, 24 27); o terceiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado e a resposta à missão (cfr. Mateus, 18); o segundo “medalhão sacerdotal”: o santo curado d'Ars.
Na quarta, 24 de fevereiro, dia de penitência, no qual se refletirá sobre: o quarto ato das histórias bíblicas de vocação: a tentação, a dúvida e as resistências fazem parte de nossa história (cfr. Marcos, 1-8); sempre pecadores e sempre perdoados (cfr. Lucas, 7, 36-50 e Gálatas, 5, 1.13 – 25); o terceiro “medalhão sacerdotal”: o diário de uma padre rural de Georges Bernanos.
No dia 25, jornada cristológica, os temas serão: história das vocações dos primeiros discípulos (cfr. João, 1, 35-51); o quarto “medalhão sacerdotal”: o venerável servo de Deus Giuseppe Quadrio, s.d.b. (1921-1963).
Sexta-feira, dia 26, jornada mariana. As meditações se concentrarão nos temas: o Magnificat de Maria (cfr. Lucas, 1, 46-55); o quinto ato das histórias bíblicas de vocação: a aprovação de Deus. O relato da Anunciação (cfr. Lucas, 1, 26-38); o quinto “medalhão sacerdotal”: o venerável servo de Deus João Paulo II.
Finalmente, no sábado, dia 27, os exercícios serão concluídos com uma meditação dedicada aos primeiros “diáconos” (cfr. Atos, 6, 1-6).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário