sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Igreja: nível de violência em El Salvador é “inconcebível”



O arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, definiu, em uma coletiva de imprensa relizada no último domingo, como “inconcebível” o atual nível de violência em que vive El Salvador.
Ele mencionou os recentes eventos ocorridos em Suchitoto e na capital, onde foram encontrados, espalhados por diversos pontos da cidade, sacos plásticos contendo restos humanos esquartejados. Classificou ainda tal violência como “inacreditável”.
Em 2 de fevereiro passado, sete supostos membros da gangue “Mara 18” foram fuzilados por um grupo não identificado nas margens de um rio próximo à cidade de Suchitoto, ao norte do país. Em 6 de fevereiro, outro grupo armado assassinou cinco pessoas em um restaurante.
“Como cristãos, não podemos aceitar”, disse o prelado, acrescentando que “por esse motivo, é necessário que toda a sociedade, unida ao governo, busque uma solução para o problema da violência".
“Caso contrário, que Deus nos livre, sucumbiremos a esta sociedade”.
Dom Escobar Alas reconheceu que a Igreja está preocupada com os altos índices de criminalidade, e especialmente, com a brutalidade dos recentes assassinatos ocorridos no país.
Para Dom Escobar, o decreto aprovado na última quinta-feira pela Assembléia Legislativa que endurece as penalidades para menores infratores, não basta para solucionar o problema. “Tais medidas devem ser acompanhadas de planos de promoção dos jovens, de apoio e de reabilitação”, disse ele, recomendando ao Parlamento que avalie as experiências de outros países com o mesmo problema.
El Salvador fechou o ano de 2009 com um total de 4.365 homicídios, uma média de 12 por dia. Tal índice de violência é superior até mesmo aquele registrado nos anos subseqüentes à guerra civil, terminada em 1992. Segundo dados da polícia, o ano de 2010 já registra uma média de homicídios ainda maior, 13 por dia.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário