terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cáritas exigiu em Davos economia com valores

A secretária geral da Cáritas Internacionalis, Lesley-Anne Knight, participou do Fórum Econômico Mundial, concluído este domingo na cidade suíça de Davos, para exigir que se tenham em conta os valores humanos nos assuntos econômicos.
O Fórum reúne anualmente líderes do mundo da economia e política, junto a chefes de Estado, intelectuais, líderes religiosos e representantes da sociedade civil.
A secretária geral da Cáritas Internacionalis, que representou a rede de 164 Cáritas nacionais, presentes em 200 países, sublinhou a necessidade de que se reformem as instituições e estruturas internacionais, de modo que respeitem os valores que, no âmbito dos sistemas financeiros, tenham em conta as pessoas.
Para Lesley-Anne Knight, "as finanças se concentraram em mecanismos econômicos baseados em ganância e gratificação. Os seres humanos foram ignorados, com graves consequências para todos nós, especialmente os pobres”.
Para organizações humanitárias como a Cáritas, “as pessoas são a prioridade em tudo que se faz. Isso se deveria aplicar aos sistemas econômicos, que, em última instância, também estão ao serviço da humanidade”.
A Cáritas indicou que as instituições financeiras tenham em conta as repercussões de suas atividades nos seres humanos, que as nações pobres tenham realmente voz junto às instituições internacionais, como a ONU e a OMC.
A entidade indicou ainda que a distribuição de ajuda humanitária não esteja sujeita a condições e que os receptores desempenhem um papel mais destacado em seu próprio desenvolvimento.
“Sem dúvida – assegurou Knight –, é fácil identificar os valores e princípios que devem servir de base para os sistemas e instituições. Isso depende de nós, de nossa capacidade de solidariedade, compaixão e verdadeira caridade”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário