segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Iraque: quatro cristãos assassinados em quatro dias



Essa semana, quatro cristãos foram assassinados a sangue frio em quatro dias em Mosul. “A situação é trágica”, alertou o patriarca vigário caldeu, Dom Shleimun Warduni.
Após falar pessoalmente da situação na cidade iraquiana com o bispo de Mosul, Dom Amil Shamaaoun Nona, o patriarca vigário caldeu declarou blog Bagdadhope que “o governo local, mas sobretudo o governo nacional iraquiano, não está fazendo o que deveria para acabar com este massacre”.
Dom Warduni pediu “a toda comunidade internacional que faça pressão sobre seus próprios governos e que por sua vez estes o façam sobre o governo iraquiano”.
O último cristão assassinado na cidade era Zaiya Toma Soro, um jovem que estudava na Universidade de Mosul para ser professor. Na quarta-feira, foi interceptado por dois homens se diziam das forças de ordem. Eles o mataram a tiros.
O patriarca vigário caldeu destacou que “nós, cristãos, somos inocentes, não causamos dano a ninguém, só queremos viver em paz em nosso país”.
“Se não nos querem aqui, se querem nos erradicar de nossa terra, que o digam. Se não, que nos deixem em paz”.
Mosul, sobre o rio Tigre, é considerada a pátria do cristianismo no Iraque. É a cidade que, por tradição, acolhe o número mais alto de fiéis do país.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário