quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Terra Santa ainda espera pela paz



Mensagem de Dom Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém

O patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, expressou, em uma mensagem de Natal publicada nesta terça-feira, o desejo de paz “a todos os habitantes desta Terra Santa: palestinos e israelenses, cristãos, muçulmanos, judeus e drusos”. Mas afirmou: “nossos sonhos de reconciliação na Terra Santa ainda parecem uma utopia”.
O prelado explicou que “a despeito dos nobres esforços de políticos e homens de boa vontade de buscar uma solução para o conflito em curso, todas as tentativas de alcançar a paz, seja por parte dos palestinos ou dos israelenses, têm sido fadadas ao fracasso”, acrescentando que “a realidade contradiz nossos sonhos”.
Em sua mensagem, Dom Fouad Twal aponta os principais obstáculos para a solução do conflito, entre os quais estariam: o fato de os palestinos ainda não possuírem um Estado próprio; o fato do status final de Jerusalém ainda estar sob disputa e de sua vocação, a de “cidade universal para as três religiões”, estar sob ameaça; e ainda o grande temor por parte da sociedade israelense.
Mas enfatiza: “nossas esperanças permanecem vivas”, citando alguns recentes avanços, como a remoção, por parte das forças armadas israelenses, de mais de 50 checkpoints, além da paralisação temporária da construção de assentamentos judaicos, na Cisjordânia, possibilitando maior movimentação dos palestinos e uma melhoria de suas condições econômicas. “Os palestinos estão cada vez mais expressando sua resistência de maneira não-violenta”, acrescentou.
O prelado afirmou que a "chegada massiva de peregrinos" foi um sinal positivo para a Terra Santa. "2009 será como o ano de 2000, que foi um recorde na história das peregrinações, com 2.700.000 de peregrinos", disse.
Ele reconheceu a esperança trazida pela construção de um novo hospital pediátrico em Belém, a Universidade de Madaba, na Jordânia, e de um projeto habitacional em Jerusalém.
"O melhor presente que buscamos, acima do dinheiro e da riqueza, é a paz", afirmou o arcebispo. "É o desejo de todos os habitantes desta terra: israelenses e palestinos." E concluiu: "a paz é um dom de Deus para os homens de boa vontade. Temos de merecê-la."

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário