sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

EUA: iniciativa para melhorar acesso de crianças latinas nas escolas católicas



Dom Thomas J. Curry, presidente da Comissão Episcopal para a Educação Católica dos Estados Unidos, e bispo auxiliar de Los Angeles, louvou a iniciativa da Universidade de Notre Dame para melhorar o acesso das crianças latinas nas escolas católicas.
A iniciativa baseia-se em um estudo da Universidade que foi apresentado no dia 12 de dezembro, sob o título: “Para alentar o espírito de uma nação: famílias latinas, escolas católicas e oportunidades educativas”.
O grupo de trabalho da Universidade – informa a Conferência Episcopal dos Estados Unidos – se propôs a alcançar o objetivo de que um milhão de crianças latinas ingressem em escolas católicas até 2020, duplicando assim a porcentagem de latinos atualmente matriculados em escolas católicas de 3% para 6%.
“O estudo ressalta dois aspectos em particular: os estudantes latinos que frequêntam escolas católicas costumam ir melhor do que aqueles que não frequentam; e as escolas católicas não estão atraindo um número suficiente de estudantes hispânicos, afirma o bispo Curry. “Este estudo é um desafio para que a Igreja passe a espalhar a boa nova nas comunidades latinas.”
O relatório salienta pesquisas sociológicas que sugerem que os estudantes latinos que frequentam escolas católicas se beneficiem das “vantagens das escolas católicas”, o que ajuda a melhorar seu desempenho acadêmico.
Entre outras conclusões, o estudo identifica o quadro de necessidades urgentes que têm de ser resolvidas para melhorar o desempenho acadêmico e aumentar o número de inscrições, e descreve oportunidades viáveis para escolas católicas principalmente em áreas urbanas.
O estudo também ressalta que o fator econômico é muitas vezes citado como o principal obstáculo que afeta as matrículas. Existem outros fatores, como falta de informação, diferenças culturais e de liderança, que também devem ser abordados.
“A visão guadalupana de uma cultura alimentada pela fé nos desafia a abrir uma grande oportunidade de uma boa educação católica para nosso filhos latinos”, afirma o bispo Jaime Soto, de Sacramento, presidente do Comitê de Diversidade Cultural na Igreja, e membro da Equipe de Trabalho.
“Como no passado, as escolas católicas são como um presente para os imigrantes católicos nos Estados Unidos. Isso é algo que nos enche de alegria e que devemos comemorar”.
O padre jesuíta Allan Figueroa Deck, diretor executivo da Secretaria da Diversidade Cultural e membro da Equipe de Trabalho, salientou que a iniciativa olha para o futuro.
“A presença latina, mais que nenhum outro fator, oferece à educação católica a oportunidade de se renovar e enfrentar os difíceis desafios que o século XXI apresenta.
A Equipe de Trabalho inclui mais de 50 dirigentes de todo o país procedentes da comunidade latina, a liderança eclesial, o mundo acadêmico, governo, os negócios, as entidades filantrópicas e a educação fundamental.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário