sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal com as cores do México no Vaticano

Durante a audiência geral desta quarta-feira, na Sala Paulo VI do Vaticano foi apresentado ao Papa Bento XVI a árvore e o presépio mexicanos que permanecerão durante todo o tempo natalino até o início de fevereiro nesse lugar onde o Papa se encontra com os peregrinos.
Não é a primeira vez que a sala é decorada com enfeites mexicanos. Há dois anos o Estado de Jalisco também doou um presépio e árvores de natal, como parte das comemorações do décimo quinto aniversário do restabelecimento das relações entre México e Santa Sé.
O segundo país com maior número de católicos no mundo, desta vez, presenteou a Santa Sé também com uma mostra fotográfica sem precedentes em Roma. Trata-se de murais de paisagens do Estado do México, expostos a turistas, peregrinos e curiosos na Via da Conciliação, avenida que une o Vaticano com a Cidade de Roma.
São vinte imagens de 1 metro de altura que mostram cenas de inspiração religiosa dos municípios mexicanos de Texcoco, Sinacantepec, Toluca, Valle de Bravo, Teotihuacan, Malinalco, Acolman e Tepozotlán.
A inauguração da exposição contou com a presença de representantes do Governo do Vaticano, uma delegação dos 13 bispos do Estado do México, chefiada pelo arcebispo de Tlanepantla e presidente da Conferência Episcopal Mexicana, Dom Carlos Aguiar Retes, pelo governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto, e pelos embaixadores mexicanos junto à Santa Sé e à Itália.
Roma descobre o Natal Mexicano
Em declarações a ZENIT, Dom Aguiar Retes explica que com essa iniciativa o México quer compartilhar o espírito de Natal com os romanos e as dezenas de milhares de peregrinos que virão nestes dias à Cidade Eterna.
“O Natal é uma festa familiar, uma festa que reúne as pessoas, onde há troca de presentes, onde é compartilhado o alimento e é lembrado que o maior dom que o Senhor nos deu foi o seu Filho. Portanto, esse é um momento de evangelização muito importante”, diz Dom Aguiar.
O prelado observou que o México, em seus costumes natalinos, é similar às tradições de outros países, tal como na Itália. Mas, por outro lado, está contribuindo com sua arte e tradições para que a humanidade viva com novas expressões de alegria nestes dias.
“Acho que o México tem muito a oferecer, as posadas, as piñatas, que são características e pouco a pouco vão se integrando em outros lugares, como nos Estados Unidos, com os migrantes, como em outros países da América Latina”.
As “posadas” a que o arcebispo se refere são uma novena na qual "pedem pousada", ou seja, hospedagem, recordando o momento em que Maria e José andavam com a preocupação pelo nascimento de seu filho, não tendo nenhuma segurança para que o nascimento fosse digno.
“Creio que todos esses elementos captam muito bem o que o povo entende do amor de Deus e evangelizam na prática”, assegura.
México mais perto de Roma
O governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto, explicou a ZENIT que com esse presente ao Papa mostra que existe uma grande riqueza cultural, histórica e folclórica sobre essas festas de Natal, o que sem dúvida é explicado pela influência da evangelização que ocorreu em nosso país. “Acho também que é um vínculo que se estabelece com a Sé de Pedro” acrescenta.

(Mercedes de la Torre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário