terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bélgica oferece árvore de Natal da Praça de São Pedro



Serão vendidas esculturas feitas da sua madeira para ajudar os pobres

O Reino da Bélgica ofereceu este ano a árvore de Natal da Praça de São Pedro, do Vaticano.
O abeto procede do bosque das Ardenas, situado em uma frondosa região natural especialmente protegida.
Trata-se de uma árvore centenária de 30 metros de altura, 7 metros de diâmetro e 2,65 metros de circunferência, que pesa 14 toneladas.
Ela foi colocada à direita do obelisco na sexta-feira à tarde. Será decorada de branco e dourado, as cores do Vaticano, e se iluminará no dia 18 de dezembro.
Esta árvore, indica um comunicado da Santa Sé, ia ser cortada, com outras do mesmo bosque, para permitir o crescimento de outras árvores e plantas próximas.
Sua madeira será utilizada também para fazer esculturas que serão vendidas para arrecadar dinheiro para os pobres.
A tradição de colocar a árvore de Natal e o presépio – ainda em construção – na Praça de São Pedro se remonta a 1982.
Foi João Paulo II quem sugeriu que se colocasse a representação do mistério de Belém, seguindo o espírito do presépio feito por São Francisco de Assis em 1223.
Há 27 anos, diferentes regiões da Itália e da Europa se revezam para oferecer a árvore que acolhe os milhares de peregrinos que chegam à Praça de São Pedro entre o Natal e a Epifania.
Bento XVI seguiu esta tradição e destacou o valor dos presépios e das árvores de natal, afirmando que “o presépio não é somente um elemento da ‘espiritualidade’, mas também ‘da cultura e da arte’”.
Quanto ao presépio da Praça de São Pedro, ele está composto por 9 personagens de origem antiga, que faziam parte de um presépio preparado por São Vicente Palotti em 1842 na igreja romana de Sant'Andrea della Valle, situada no coração de Roma.
A estas figuras da Sagrada Família foram acrescentadas depois 8 personagens para enriquecer o conjunto, particularmente uma família típica polonesa.
Tradicionalmente, o presépio é inaugurado no dia 24 de dezembro e permanece na Praça de São Pedro até o dia 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário