quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Estátua do Cristo Redentor pede a sua ajuda



A Arquidiocese do Rio está lançando uma campanha nacional que deve arrecadar R$ 7 milhões para reformar a estátua do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca.
Segundo uma vistoria técnica, esta é a verba necessária para recuperar o monumento, que recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Quem doar R$ 7 ao movimento "Eu sou de Cristo" receberá, como agradecimento, um broche dourado com a imagem em miniatura da estátua.
“O Cristo Redentor só foi construído graças às doações de fiéis na década de 20, em resposta ao apelo de uma grande campanha popular” - diz Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. “Pedimos novamente a cooperação do povo para que possamos fazer obras de manutenção. Há um desgaste muito grande no material, que fica a céu aberto, a 710 metros de altitude, e sofre as avarias provocadas pela chuva e pelo sol”.
Em 2009, uma reforma de emergência em que foram trocados os pára-raios, danificados durante uma tempestade, impermeabilizada a parte interna da imagem e trocado o piso ao redor do monumento. As novas obras prevêem também a melhoraria na sinalização do entorno e nas informações aos turistas.
Um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo, o Cristo tem 38 metros e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. Projetado por Heitor da Silva Costa, com base em desenho do artista plástico Carlos Oswald, a escultura de pedra-sabão ficou sob a responsabilidade do francês de origem polonesa Paul Landowski.
O monumento, que completou 78 anos, foi transformado em Santuário em 2006. Desde aquela época, na capela Nossa Senhora Aparecida, na base do Cristo, são realizados casamentos, batizados e missas. Em 2007, uma votação popular, pela Internet, o elegeu uma das novas sete maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no início do mês. O belo trenzinho que sai da Estação do Cosme Velho e percorre 3.829 metros de linha férrea até a estátua, completou 125 anos.
No site http://www.soudecristo.org.br/, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, lança o apelo: “Expressem com alegria a sua fé, colocando no peito o broche do Cristo Redentor”. Visite a página ou dirija-se a uma das 252 paróquias da arquidiocese, para obter todas as informações sobre como aderir à campanha e doar a sua contribuição.


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário