quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Iraque: igrejas continuam sob ataque



Os cristãos e seus templos continuam a ser alvo de atentados no Iraque. Na última terça-feira, duas novas explosões atingiram igrejas cristãs na região de Mossul.
A igreja sírio-católica da Anunciação foi a primeira a ser alvejada pelos agressores, que lançaram uma bomba contra um dos muros perimetrais, que foi danificado. Ninguém ficou ferido.
Poucas horas depois, outra bomba, com poder destrutivo muito maior, foi detonada em frente à igreja da Nossa Senhora da Pureza, um templo sírio-ortodoxo. Várias pessoas ficaram feridas e a construção, situada no distrito de Al Shefaa, centro de Mossul, foi seriamente danificada.
O sacerdote redentorista Bashar Warda relatou à associação de caridade internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que há “choque e pavor” entre os fiéis locais.
O Governo de Bagdá reforçou a segurança nas imediações das igrejas, e pediu aos sacerdotes que fiquem em alerta, especialmente nesse período de preparações para o Natal.
O padre Warda disse que as preparações para o Natal não serão interrompidas. “Em geral, o Natal é um período em que elevamos nosso espírito com muitas celebrações, pelo que se pode imaginar com estão os ânimos agora”.
O sacerdote afirmou ter falado com o pároco da igreja da Anunciação, padre Nazen Eshoa, e que este “estava, como todos nós, também chocado”, mas que também “queria dar continuidade aos preparativos para o Natal da melhor forma possível”.
Os ataques de terça-feira se somam aos ocorridos a menos de três semanas, em 26 de novembro, que danificaram gravemente a igreja de Santo Efrém e um convento próximo, também em Mossul.
A identidade dos agressores permanece desconhecida.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário