quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

São Francisco Xavier



São Francisco Xavier santo da Igreja Católica - Corpos Incorruptos
Francisco Jasso D'Azpilcueta y Javier

São Francisco Xavier é conhecido como o “Apóstolo do Oriente”. A Igreja Católica crê que ele tenha convertido mais pessoas ao cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo.
Nasceu em 7 de abril de 1506 no Reino de Navarra/Espanha.
15.08.1534 – Em Monimarire professa os votos de pobreza e castidade.
Ordenado Sacerdote em 24 de junho de 1536.
Faleceu em 03 de dezembro de 1552 na Ilha de Sanchono/China.
Beatificado em 25 de outubro de 1605 pelo papa Paulo V.
Canonizado em 12 de março de 1622 pelo papa Gregório XV.
Sua festa litúrgica celebra-se a 3 de dezembro.
Santo patrono dos missionários.
Francisco Jasso D’Azpilcueta y Javier – Filho de família aristocrata navarra. Seu pai Juan de Jasso era conselheiro da corte do Rei João III de Navarra e sua mãe Maria de Azpilicueta y Xavier, era a única herdeira de duas famílias nobres de Navarra. Seguindo a tradição basca de atribuição do sobrenome, foi batizado herdando o nome de sua mãe, de Xavier. O seu nome é correctamente escrito Francisco de Xavier e não Francisco Xavier, já que Xavier provém do nome da terra da qual a família é originária.
A família de Francisco apesar de rica e influente tinha com a população local um excelente relacionamento devido a sua caridade a amor para com o próximo.
Aos 7 anos inicia os seus estudos colegiais em Gandia/Espanha, aos 14 anos entra no Colégio de Santa Bárbara, de Paris para completar as disciplinas de filosofia, literatura e humanidades. Foi aqui que aprendeu a fundo as línguas francesa, alemã e italiana. Com 18 anos ingressou na Universidade de Paris formando-se, em Latim, Filosofia e Humanidades. Após terminar esta formação, atinge a cátedra em Artes de Engenharia.
No colégio de Santa Bárbara, firmou uma forte e íntima amizade com o seu colega Inácio, que, entretanto seguia uma carreira militar. Inácio abandona o exército em conseqüência de um grave acidente e junto a Francisco iniciam um conjunto de exercícios espirituais, imaginados pelo primeiro, com vista ao estudo da doutrina cristã e benefício da Humanidade. Depois de peregrinação pelos Lugares Santos, ingressam no Seminário de Veneza a 15 de Agosto de 1530, com o propósito de fundarem a milícia dos Filhos de Jesus. Em 24 de Junho de 1536, Francisco Xavier é ordenado sacerdote.
Em Portugal, D.João III precisa de uma ordem de evangelizadores que, com a cruz na mão, levem a notícia desta nação de bravos e bons homens, aos recém descobertos povos de além-mar. Solicita ao Papa que lhe sejam destinados alguns Padres Jesuítas, atendendo às suas afamadas técnicas de evangelização. Francisco Xavier acaba por ser o escolhido e com entusiasmo inicia a sua missão.
No Oriente percorre Goa e depois as ilhas de Madrasta, Macacar, Malaca, Molucas, Amboíne e Moro. As condições de vivência são difíceis, mas as feitorias Portuguesas começam a solidificar após a sua passagem. No Japão continua o seu percurso evangelizador e rapidamente entra nas relações das mais importantes famílias do Império do Sol Nascente. Fracassa no contacto com o Imperador e com o Shogum, que não aceitam os seus intentos religiosos. Segue-se a Etiópia, onde conquista o Imperador e a Imperatriz, movendo-se com facilidade nos círculos de poder da nação.
Doente e cansado retorna a Goa a 6 de Maio de 1551, com 44 anos de idade. Dedica os seus últimos tempos de vida ao trabalho humanístico e cultural. Francisco Xavier morre em 3 de Dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo presente do amigo Inácio.
Foi sepultado em Sanchoao, mas em Fevereiro de 1553 seu corpo incorrupto foi transportado e sepultado na Igreja de São Paulo em Malaca. Em 11 de Dezembro de 1553 o corpo é levado para Goa. Em 2 de Dezembro de 1637 o corpo de São Francisco Xavier foi colocado em uma caixa de vidro e prata e encontra-se hoje na Basílica do Bom Jesus de Goa, que é lugar de peregrinação.
Beatificado por Paulo V em 25 de outubro de 1605 e canonizado por Gregório XV em 12 de março de 1622 tem sua festa litúrgica em 03 de dezembro.

Oração:
Deus eterno, Criador de todas as coisas,
lembrai-Vos que as almas dos infiéis são obras de vossas mãos,
e que são feitas à vossa imagem e semelhança.
Vede, porém, Senhor, como em desonra do vosso Nome
o inferno se enche destas almas.
Lembrai-Vos que Jesus Cristo, vosso Filho,
derramou todo o seu Sangue
e padeceu morte atrocíssima por elas.
Não permitais, pois, Senhor,
que o vosso Filho seja por mais tempo desprezado pelos infiéis.
Deixai-Vos antes aplacar e mover à piedade
pelas orações de vossos Santos e da Igreja,
esposa de vosso Santíssimo Filho.
Lembrai-Vos da vossa misericórdia
e, esquecendo a sua idolatria e infelicidade,
fazei que também eles enfim conheçam a Jesus Cristo,
Nosso Senhor, que é nossa Salvação, Vida e Ressurreição nossa,
e por quem fomos livres e salvos,
a quem seja dado honra, glória e louvor para sempre.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário