sábado, 19 de dezembro de 2009

Sugestões para as celebrações:

a) Cartaz: “ Feliz d’Aquela que acreditou”.
b) Colocar em lugar de destaque uma imagem de Nossa Senhora, se possível, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança.
c) Junto da imagem de Maria, colocar uma caixa embalada como se faz com os presentes de Natal: papel bonito e uma fita colorida (oferta de todos nós a Maria, agradecendo-lhe o seu sim).
d) Antes do Ato Penitencial, acender a 4ª vela da Coroa do Advento.
e) No final da homilia, poder-se-á fazer a Bênção das mulheres grávidas (Ritual da Celebração das Bênçãos).
f) Leitores: 1ª leitura: Hoje, o leitor é a voz de Deus. Anuncia-o no princípio e no fim: Eis o que diz o Senhor … Palavra do Senhor. A leitura gira à volta de Aquele. Importa ressaltar a palavra de valor, na qual o texto se concentra: Ele.2ª leitura: difícil esta leitura (belo exercício para um curso de leitores). A leitura tem duas vozes: a do escritor e a de Cristo. A de Cristo começa em “Não quiseste sacrifício …” e termina em “… tua vontade”. Desde “Primeiro disse…” até ao fim, ouve-se a voz do escritor sagrado. Resta o perigo de espartilhar o texto com um exagero de cesuras e quedas de tom de voz.g) Depois da Comunhão, rezar o “Magnificat” por um leitor e com um fundo musical.
h) Antes da Bênção, poder-se-á, com as crianças, colocar no presépio, ainda sem qualquer imagem, somente as figuras de Maria e de S. José, como expressão do sim que os dois disseram a Deus. É pedagógico para a assembleia ver “crescer” o seu presépio, já com algumas personagens a ocupar os seus lugares, mas ainda à espera do grande Protagonista.
i) Perto do presépio, poderá estar neste dia um cartaz com a palavra SIM em grandes letras.
j) Convidar as crianças a fazerem em casa o presépio, ou a colocarem a imagem do Menino Jesus em lugar de destaque.
k) Valorizar, neste domingo, a recitação do “Angelus”.
l) As famílias poderão levar as imagens do Menino Jesus dos presépios de casa para serem benzidas na eucaristia deste domingo (Ritual da Celebração das Bênçãos).
REFLEXÕES BÍBLICO-PASTORAIS
a) Este domingo coloca-nos às portas do mistério do Natal. Apesar disso, tanto na homilia como nos cânticos deverá haver já um tom festivo, mas “ligeiro”, para que nada se antecipe e, assim, se mantenha o espírito de expectativa.
b) “Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor” (evangelho). É a primeira bem-aventurança que encontramos no evangelho. É dirigida a Maria. É pronunciada por Isabel, cheia do Espírito Santo. Nós, hoje, repetimo-la: “Bendita sois vós entre as mulheres”. A humildade de Maria, que ela proclamará no Magnificat, é a sua grandeza. Ela é como Belém que, apesar de pequena, dela “sairá aquele que há-de reinar sobre Israel… Ele será a paz” (1ª leitura). A sua humildade levou-a à grandeza do serviço desinteressado a Isabel que estava tão necessitada de ajuda e de companhia. Perante esta grandeza, também Isabel proclama a sua pequenez: “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?” Deus também elevou a pequenez e a humildade de Isabel, concedendo-lhe um filho, algo que a todos parecia já impossível de acontecer. Às portas da solenidade do Natal, como é bom meditar na humildade e na pequenez de Maria, porque esta é a condição necessária para a acção salvadora de Deus. Também Ele se faz pequeno para se “recolher” no seio de Maria. E no Natal, só os pequenos, os simples e os humildes foram capazes de compreender esta grandeza de Deus. Em Maria, a Palavra de Deus torna-se eficaz. O Prefácio do Advento II/A exprime claramente o papel de Maria na história da salvação: “A graça que em Eva nos foi tirada, foi-nos restituída em Maria. Nela, Mãe de todos os homens, a humanidade, resgatada do pecado e da morte, recebe o dom da vida nova”. A sua atitude de entrega tornou possível a vida de Jesus Cristo; por isso o Prefácio recorda-nos o anúncio da Vigília Pascal através destas palavras: “onde abundou a culpa, superabundou a misericórdia por Cristo, Nosso Salvador”.
c) Tudo isto leva-nos ao paralelismo entre a Mãe de Deus e a Igreja. Também nós pedimos que o Senhor aceite “os dons que trazemos ao vosso altar e santificai-os com o mesmo Espírito que, pelo poder da sua graça, fecundou o seio da Virgem Santa Maria (Oração Sobre as Oferendas). Todos somos convidados ao cuidado generoso e desinteressado dos pobres e humildes, porque são amados por Deus. Também nós devemos descobrir na humildade (“pequenez”) a grandeza de Deus sem nos deixar deslumbrar por coisas grandiosas que só pertencem e têm lugar neste mundo e em nós. Como Maria e como Cristo, quando “entrou no mundo”, aprendamos a dizer: “Eis-me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade” (2ª leitura), porque só assim a Palavra de Deus será viva e eficaz na nossa vida e na nossa sociedade.
d) A Oração Coleta deste domingo tem um valor teológico extraordinário. Vale a pena reflecti-la. Depois de suplicar que a graça de Deus se derrame em cada um de nós, pede “para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo vosso Filho… alcancemos a glória da ressurreição”. Apresentam-se, assim, todos os elementos do Advento e da teologia do Natal que estamos para celebrar brevemente, começando pela clara identificação da Igreja com Maria. O centro, como não podia deixar de ser, é o mistério pascal de Jesus Cristo, do qual fazemos memorial na Eucaristia, Páscoa contínua na vida da Igreja. A celebração da encarnação deve encaminhar-nos para esta plenitude salvadora. Por isso, do Natal também fazemos memorial. “Desça o orvalho do alto dos Céus e as nuvens chovam o Justo. Abra-se a terra e germine o Salvador” (Antífona de Entrada).
Fonte: Com informações do Missal Romano, da CNBB e da SDPL

Nenhum comentário:

Postar um comentário