quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Paquistão: não haverá jubileu por pressão de radicais muçulmanos

Uma comunidade católica cancela as celebrações

Ameaças islâmicas obrigaram a congregação católica das Filhas da Cruz, com alguns colégios no Paquistão, a cancelar as celebrações de seu jubileu.
As festividades estavam previstas para marcar o 175° aniversário da fundação das Filhas da Cruz e o ano jubilar de sua congregação (2008-2009). Mas foram suspensas após ameaças do Talibã e o clima de insegurança no Paquistão.
As religiosas, que têm como vocação principal o auxílio e a educação dos mais desfavorecidos, estão presentes no país desde a segunda metade do século XIX. Atualmente dirigem 11 conventos, seis escolas, três lares para meninas, e a St Joseph's Convent School, fundada em Karachi em 1862, que tem a reputação de formar a elite feminina do país.
“Houve um alerta de bomba em uma de nossas escolas no início de novembro”, relatou à agência Ucanews a Ir. Parveen Dildar Jacob, primeira provincial de origem paquistanesa da congregação.
“Devido à insegurança crescente no país, cancelamos as reuniões em todas as cidade”, disse.
Recentemente, algumas das escolas para meninas das religiosas receberam cartas com ameaças de atentados a bomba, caso não fossem fechadas.
No Paquistão, os talibãs têm como inimigas as escolas para meninas, já que se opõem à educação das mulheres. Várias escolas foram destruídas ou inutilizadas após ataques a bomba, especialmente no noroeste do país, foco de radicais e de conflitos entre forças do governo e o Talibã.
Segundo o Pakistan Christian Post, 150 escolas, quase exclusivamente de meninas, foram atacadas com bombas pelos extremistas nessa região nos últimos dois anos.
Por sua parte, o UNICEF afirma que foram 230 escolas destruídas e mais de 400 instalações gravemente danificadas pelos atentados. No dia 17 de novembro, os talibãs destruíram com explosivos uma escola de meninas no distrito de Khyber. Foi o terceiro ataque na região esse mês.
No restante do país, também as escolas são objeto de ameaças dos extremistas e devem frequentemente fechar suas portas, apesar dos dispositivos de segurança instalados pelo governo.
Durante a rápida missa de ação de graças que fechou o jubileu das Filhas da Cruz, no dia 25 de novembro, Dom Lawrence John Saldanha, arcebispo de Lahore, sublinhou a importância do nome da congregação.
“A Cruz tem um significado especial no Paquistão, o dos sofrimentos e dificuldades que devemos enfrentar a cada dia neste clima de terror que reina no país. Não nos deixemos vencer pelo desânimo”, afirmou.
A celebração, que devia originalmente reunir mais de 300 pessoas, não pôde realizar-se na igreja próxima ao convento. Por razões de segurança, aconteceu no próprio convento, com a presença de 40 participantes.
Pelas mesmas razões, a congregação também decidiu anular as celebrações do 20° aniversário de seu centro de formação profissional, que tem por objetivo ensinar costura a jovens do subúrbio de Lahore.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário