segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Iraque, Egito e reféns no Sinai, presentes no pensamento do Papa

Bento XVI convidou a rezar, neste tempo do Advento, "por todas as situações de violência, de intolerância, de sofrimento que existem no mundo, para que a vinda de Jesus traga consolo, reconciliação e paz".

O Pontífice lançou o convite hoje, após rezar o Ângelus da janela dos seus aposentos, no Palácio Apostólico Vaticano, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Explicou que pensa "nas muitas situações difíceis, como os contínuos atentados ocorridos no Iraque contra cristãos e muçulmanos, nos conflitos do Egito, em que houve mortos e feridos, nas vítimas de traficantes e criminosos, assim como no drama dos sequestrados da Eritreia e de outras nacionalidades, no deserto do Sinai".

Afirmou que "o respeito aos direitos de todos é o requisito para a convivência cívica".

E desejou "que a nossa oração ao Senhor e nossa solidariedade possam levar esperança aos que se encontram em sofrimento".

Bento XVI recordou que, neste tempo do Advento, "somos convidados a alimentar nossa espera do Senhor e a acolhê-lo no meio de nós".

Destacou que, nestas semanas, "também nós somos convidados a escutar a voz de Deus, que ressoa no deserto do mundo por meio das Sagradas Escrituras, especialmente quando são pregadas com a força do Espírito Santo".

E afirmou que "a fé, de fato, se fortalece quanto mais de deixa iluminar pela Palavra divina".

Indicou que "o modelo da escuta é a Virgem Maria" e citou a recente exortação pós-sinodal Verbum Domini, que explica que "cada cristão que crê, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus".

Também citou o teólogo Romano Guardini, destacando que "nossa salvação se baseia em uma vinda".

E se referiu à figura de São João Batista, apresentada no Evangelho de hoje, como a "uma estrela que precede a saída do sol, de Cristo".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário