terça-feira, 5 de julho de 2011

Polônia sediará 2º Congresso sobre Divina Misericórdia

Toda a missão da Igreja deve ser mais consciente da misericórdia de Deus e estar mais motivada por ela, segundo o secretário-geral de uma conferência mundial que se realizará no próximo mês de outubro, na Polônia.

O Pe. Patrice Chocholski falou com ZENIT sobre o 2º Congresso Apostólico da Misericórdia (WACOM), definindo-o como “uma resposta da Igreja inteira ao convite universal à Divina Misericórdia, presente como núcleo essencial do Evangelho”.

O cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, é o presidente do conselho executivo do congresso. Por meio de vídeos no YouTube, está convidando as pessoas a participarem do evento.

Ele e um grupo de cardeais da cúria se envolveram nesta atividade desde que se realizou o 1º WACOM em Roma, em 2008, época no qual se realizaram 5 congressos continentais e 50 nacionais.

O Pe. Chocholski comentou que a Divina Misericórdia “se converte em uma fonte de criatividade; constrói novas pontes em nossas sociedades, culturas e religiões; retomamos com maior energia nossas missões: é o amor de Deus que nos conduz, como fogo... É a única esperança para a humanidade e para a Igreja”.

O sacerdote destacou que os Papas João Paulo II e Bento XVI fizeram um convite a experimentar a Divina Misericórdia, “que deveria ser o paradigma de toda evangelização”.

O 2º WACOM terá uma agenda similar ao evento de 2008, mas com os lugares poloneses particularmente relacionados à Divina Misericórdia. Incluirá palestras e Missas no Santuário da Divina Misericórdia, em Lagiewniki, no túmulo de Santa Faustina.

Também haverá encontros ecumênicos de oração em Auschwitz e Wadowice, oficinas, tempos de adoração, terços, testemunhos em diferentes idiomas e igrejas da cidade, e um festival intercontinental na Praça do Mercado de Cracóvia.

“Graças ao cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo organizador, não há restrições nas inscrições – disse o Pe. Chocholski. Com o espírito de João Paulo II, ele espera que sejamos muitos; não está limitado a delegações oficiais: bem-vindos!”

O Pe. Chocholski expressou sua esperança de que, depois de Cracóvia, seja realizado um 3º WACOM.

“O comitê de cardeais, presidido pelo cardeal Schönborn, decidirá”, afirmou. Enquanto isso, o sacerdote explicou que se entrará em contato com os coordenadores nacionais.

“Nós nos vemos em Cracóvia... ou em seus países!”, concluiu.

--- --- ---

Na internet:

Convite do cardeal Schönborn: www.youtube.com/watch?v=MosM-sZrG1U

Mais informações sobre o WACOM: www.worldapostoliccongressonmercy.org

Mais informações sobre o WACOM 2011: www.wacom2011.pl

Contato: mercy.congresses@gmail.com

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário