quarta-feira, 13 de julho de 2011

“Missão Metrópolis” promove nova evangelização

Onze arcebispados europeus realizarão juntos a “Missão Metrópolis”, um conjunto de compromissos na pastoral ordinária (especialmente de formação) e de iniciativas simultâneas na Quaresma de 2012 para impulsionar a nova evangelização.

Os arcebispos se colocaram de acordo durante uma reunião nessa segunda-feira no Vaticano, por iniciativa do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, informou a Rádio Vaticano.

A originalidade desta missão reside em que se trata de um “sinal que é comum e simultâneo” nas grandes dioceses europeias, segundo o presidente do dicastério, Dom Rino Fisichella.

“É uma primeira resposta ao que o Papa pedia precisamente em nossa primeira reuniåo da plenária, quer dizer, superar as ações fragmentárias e dar sinais de unidade”, acrescentou.

A reunião dessa segunda-feira no Vaticano convocou os cardeais e arcebispos de Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Colônia, Lisboa, Liverpool, Paris, Turin, Varsóvia e Viena.

Juntos, eles decidiram pôr em marcha nos próximos meses esta missão, que se articulará em dois eixos.

Por um lado, incluirá “compromissos na pastoral ordinária, sobretudo dedicados à formação, e por outro, na Quaresma de 2012, onze grandes cidades na Europa desenvolverão as mesmas iniciativas simultaneamente – explicou –. Creio que esta é a originalidade”.

“Demos-lhe o nome de “Missão Metrópoles” porque estiveram connosco diversos cardeais e bispos de cidades europeias – para já apenas europeias – para concordarmos conjuntamente como dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa”, disse Dom Fisichella.

Esta missão propõe dar uma contribuição para o próximo Sínodo, em 2012, dedicado precisamente à nova evangelização.

Neste sentido, Dom Fisichella destaca que a “‘Missão Metrópolis’ pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos já como um projeto comum que poderá ser partilhado”.

Além disso, essa missão segue as pegadas dos sínodos sobre a Europa celebrados em 1991 e em 1999 e do documento de João Paulo II Ecclesia in Europa.

A principal tarefa do conselho pontifício para a nova evangelização consiste precisamente em promover uma renovada evangelização nos países onde se vive uma progressiva secularização da sociedade e uma espécie de, em palavras do Papa, “eclipse do sentido de Deus”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário