sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cardeal Marx: mensagem cristã é mensagem do futuro

No momento atual, é necessário colocar em marcha uma nova evangelização da Europa e recordar os valores humanos e cristãos do continente, porque “a mensagem cristã é a mensagem do futuro”.

Isso é o que afirmou o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Frisinga, por ocasião da celebração do 350º aniversário do santuário mariano de Werl, na arquidiocese alemã de Paderborn, da qual participou no último dia 2 de julho como enviado do Papa Bento XVI.

O purpurado, nascido nessa arquidiocese, da qual foi bispo auxiliar de 1996 a 2001, presidiu a Eucaristia, concelebrada pelo arcebispo de Paderborn, Dom Hans-Josef Becker.

A celebração foi precedida por uma procissão cidadã por ocasião da festa da Visitação da Virgem Maria, da qual participaram mais de 2 mil peregrinos provenientes de todas as partes da arquidiocese.

“Ser cristãos é extraordinário, maravilhoso; não existe nada mais belo do que deixar-se guiar por Cristo”, declarou o purpurado em sua homilia.

O cardeal convidou à veneração de Nossa Senhora com devoção, explicando que “isso reveste uma significativa importância, porque, no começo do terceiro milênio cristão, é necessário dar início à nova evangelização da Europa e, ao mesmo tempo, redescobrir a belíssima herança – ou seja, os valores humanos, cristãos e espirituais – do continente”.

Considerando que “realizar uma peregrinação significa buscar uma vida maior”, observou que se alcança a meta quando se chega a Cristo.

Neste contexto, explicou, é necessário recorrer ao Evangelho. “Examinar cada palavra e explicá-la não é uma mensagem orientada ao passado, mas um dever orientado ao futuro. (…) O Evangelho corresponde ao homem, revela a possibilidade da vida e da fé.”

Dom Becker, por sua vez, leu algumas partes da carta enviada pelo Papa Bento XVI para esta ocasião.

“Novamente – disse, citando o texto do Papa –, neste ano jubilar, muitos peregrinos irão a Werl para a festa patronal da Visitação de Maria, Maria que leva a Isabel e a João o Filho de Deus. Quem encontra a Mãe, encontra também o Filho.”

“Ainda hoje há necessidade de pessoas e de lugares que ofereçam uma orientação e que, na aflição, possam mostrar a esperança autêntica – destacou o Pontífice em sua carta. É dever dos cristãos viver de modo que as pessoas não se esqueçam do céu, e que se reflita neles a esperança na pessoa de Jesus Cristo.”

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário