quinta-feira, 28 de julho de 2011

Arquitetura para a JMJ

A três semanas do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o arquiteto dos espaços de encontro explicou seus projetos.

Ignacio Vicens, arquiteto e desenhista dos cenários da praça de Cibeles e do Aeródromo de Cuatro Vientos, apresentou em coletiva de imprensa simulações de suas criações.

“Os cenários da JMJ serão jovens, alegres e modernos. Perseguirão um objetivo chave: sublinhar a presença do Papa entre mais de um milhão de jovens esperados em Madri”, disse Vicens, do estúdio Vicens+Ramos.

“Será uma arquitetura simples. Quer dizer, que se monta e desmonta rapidamente. E também econômica, baseada em sistemas modulares.”

“No caso de Cibeles, tentamos respeitar o marco da praça, com o Palácio de Correios de fundo: No caso do Aeródromo de Cuatro Vientos, criamos um espaço singular: uma espécie de superfície de 200 metros com uma grande montanha, onde se situará o Santo Padre sob a sombra de uma árvore metálica; e com outros relevos onde se situarão os jovens ou o Coro e a Orquestra da JMJ”, explicou Vicens.

Ele também desenhou 200 confessionários, que se situarão no Parque do Retiro, que têm a forma de velas de um barco. Ali os jovens poderão receber o sacramento da confissão em mais de 30 idiomas.

Na JMJ de Madri, há um grande esforço logístico para que 4 mil jovens com necessidades especiais possam participar bem da Jornada. Mais de 500 se alojarão em centros plenamente adaptados e acessíveis. 600 voluntários estarão preparados para lhes dar suporte.

María José González, uma das responsáveis pela área de Necessidades Especiais da JMJ, explicou: “estes jovens terão lugares preferenciais e adaptados nos atos centrais da JMJ”.

Alojamentos

Os jovens que vêm à JMJ podem se inscrever solicitando alojamento. São cerca de 6.200 espaços de acolhida em paróquias, centros docentes públicos e privados, esportivos, albergues e famílias, que somam um total de 330.604 lugares para jovens que solicitaram.

Estes espaços estão sendo preparados para acolher jovens dos cinco continentes e têm toda estrutura necessária para isso.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário