quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cúpula sobre cultura digital e Igreja na América Latina

Organizado pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), através da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), em parceria com a Conferência Episcopal Chilena e a Universidade Católica do Chile, será realizado, de 17 a 19 de outubro de 2011, na cidade de Santiago do Chile, o congresso sobre Igreja e cultura digital.

Participantes centrais deste congresso serão os bispos presidentes e os executivos de comunicação e RIIAL das conferências episcopais da América Latina, além de acadêmicos e responsáveis de instituições-chave no mundo digital da Igreja.

Segundo explica uma nota enviada pela RIIAL sobre os objetivos da convocação, “a aceleração em que vive o mundo comunicativo já não é, em si, notícia; é um dado da realidade cotidiana que, no entanto, tem uma forte incidência nas pessoas, famílias e países”.

“A Igreja, imersa neste ecossistema cultural em veloz evolução, participa ativamente dele e deseja contribuir para que se desenvolva na justiça, paz e solidariedade, respeitando a dignidade de cada pessoa”, esclarece.

“Este é o terreno movediço em que a Igreja que peregrina na América Latina realiza a Missão Continental, oferecendo seu único e máximo tesouro: Cristo vivo, nas categorias e linguagens dos destinatários de hoje.”

Ponta de lança desta presença missionária será a Palavra de Deus e a lectio divina, acrescenta a nota.

“O congresso se propõe, em primeiro lugar, a conhecer melhor o momento atual da cultura digital, sem ingenuidades, explorando alguns dos seus aspectos mais característicos”, sublinha.

Um segundo objetivo, revela, “é levar adiante uma tecnologia da comunicação à luz do Documento de Aparecida, que orienta a ação missionária de todo o continente”.

“Parte central desta reflexão será como gerar comunidades vivas através da comunicação, da qual não pode haver exclusões. Por isso, estudar-se-á como criar pontes para incluir os que vivem alheios a este diálogo, para que sejam interlocutores em igualdade de oportunidades.”

E em terceiro lugar, revela, “seguindo a equação necessidade-serviço, dar sentido pastoral às inúmeras iniciativas e ferramentas com que se conta no imenso cardápio das soluções e aplicações oferecidas por este fenômeno global”.

Ainda que o corpo do congresso seja limitado, é possível participar de qualquer lugar, por meio do congresso virtual.

Site de referência: http://www.riial.org

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário