segunda-feira, 25 de julho de 2011

Belarus: comunicar a fé a uma geração pós-comunista

Comunicar a fé a uma geração pós-comunista é a primeira prioridade para um bispo da região oriental de Belarus.

Dom Wladyslaw Blin, bispo de Vitebsk, explicou a situação que sua diocese vive à associação caritativa católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), destacando a importância da nova evangelização em um país oprimido pelo comunismo durante mais de 70 anos.

“Hoje devemos buscar novas vias para chegar às pessoas, para que permaneçam firmes em sua própria fé”, afirmou.

“A nova evangelização – acrescentou – deve expressar o poder da fé e do Evangelho, porque as pessoas estão perdendo de vista o poder do Espírito Santo.”

Neste contexto, a diocese do prelado está comprometida com uma série de projetos para comunicar a Boa Nova, como o Festival de Música Espiritual para Jovens, as jornadas de Cultura Cristã, que incentivam o interesse nas práticas cristãs tradicionais do país.

Entre as iniciativas, está também o “Magnificat”, o festival de filmes cristãos, sob o patrocínio de Dom Blin.

“Pregar o Evangelho é um grande desafio para a Igreja Católica – disse o prelado. Antes, a fé era parte das nossas tradições, mas atualmente as pessoas estão se afastando lentamente dela.”

A Igreja não deixa de enfrentar questões éticas e morais e Dom Blin organiza conferências médicas internacionais em Belarus. Profissionais e especialistas de Roma são enviados a falar da ética cristã na profissão médica, incluída a dignidade humana.

Também são muito populares as peregrinações a lugares como Braclav e Buclav. Em 1º de julho, quase 2.500 peregrinos chegaram ao santuário nacional em Budslau, na vigília da festa de Nossa Senhora de Budslau.

Apesar dos desafios, a fé está profundamente enraizada em muitas pessoas, em parte devido à perseguição sob o comunismo.

Dom Blin, que durante o período comunista esteve exilado na Polônia, recordou que muitos “morreram pela sua fé. Quase todas as famílias têm uma vítima que deu sua vida pela sua fé em Deus”.

“O país, sobretudo nas regiões orientais, sobreviveu 70 anos sem Deus. Agora é necessário dar testemunho à próxima geração.”

Para o prelado, o papel da Igreja Católica é o de “reforçar a consciência do povo sobre o fato de que todas as pessoas têm o direito de praticar a religião que têm no coração, a fé dos seus antepassados”.

“Devemos estar lá para os fiéis – disse o bispo. Queremos mostrar-lhes que, com Deus, qualquer um pode ser feliz, porque Deus é amor. Toda pessoa infeliz perdeu Deus em sua vida.”

Em Belarus há 10 milhões de habitantes, dos quais quase 2 milhões são católicos, enquanto a maioria é ortodoxa russa.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário