segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Papa insiste na importância da comunhão eclesial

O Papa Bento XVI sublinhou hoje, durante a introdução à oração do Ângelus na Praça de São Pedro, que "a comunhão é imprescindível para a evangelização".
Neste sentido, fez referência aos dois acontecimentos eclesiais deste domingo: o encerramento do Sínodo e a celebração do Dia Mundial das Missões (DOMUND).
O Sínodo teve como tema "A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho", enquanto o DOMUND teve como tema "A construção da comunhão eclesial é a chave da missão".
"Chama a atenção a similitude entre os temas destes dois acontecimentos eclesiais. Ambos convidam a conceber a Igreja como mistério de comunhão que, por sua natureza, está destinado a todo homem e a todos os homens."
Sínodo 2012
Como fez na homilia da Missa de encerramento do Sínodo, o Papa anunciou a realização da próxima Assembleia, que neste caso será de todos os bispos, daqui a 2 anos, sobre o tema da nova evangelização.
Evocando a Evangelii Nuntiandi de Paulo VI, Bento XVI recordou que "a Igreja existe para evangelizar, isto é, para pregar e ensinar, ser canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus, perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, memorial da sua morte e ressurreição gloriosa".
"Por isso, a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2012, será dedicada ao tema 'A nova evangelização para a transmissão da fé cristã'."
O dever missionário "não é revolucionar o mundo, mas transfigurá-lo", afirmou o Papa.
"Em todo tempo e em todo lugar - também hoje no Oriente Médio - a Igreja está presente e age para acolher todo homem e oferecer-lhe em Cristo a plenitude da vida", acrescentou.
"A Nossa Senhora, que de Jesus Crucificado recebeu a nova missão de ser Mãe de todos aqueles que querem crer n'Ele e segui-lo, confiamos as comunidades cristãs do Oriente Médio e todos os missionários do Evangelho", concluiu.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário