quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caridade, arma do cristianismo contra violência no Oriente Médio

Dom Krikor-Okosdinos Coussa, bispo de Alexandria dos Armênios (Egito) considera que “a arma do cristianismo” é a caridade, em meio à violência frequente no Oriente Médio.
O prelado convidou a assembleia do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio – que nessa terça-feira se dedicou a preparar por grupos as propostas a Bento XVI – a estender a mão aos muçulmanos e aos judeus, “com uma esperança cristã”.
“A arma do Cristianismo não se constrói nas fábricas”, afirmou, falando em árabe perante a assembleia. “A arma do Cristianismo é a caridade. Consiste em construir pontes entre o homem e seu irmão.”
“E se o homem for capaz de descobrir essa arma, descobre a si mesmo e conhece então sua posição”. Quando alguém ama, “entrega-se, e quando se entrega, confia, e quando confia, se estabiliza, e quando se estabiliza, está isento de todo vício e calamidade”.
“Nossa esperança é viver em paz”, disse Dom Coussa. “Estendamos então nossas mãos aos muçulmanos e aos judeus com uma esperança cristã e uma vida nova. Digamos aos judeus: deixem de matar os inocentes e não esqueçam o que diz o Talmud: em cada homem vejo Deus”.
“Estendamos a mão a nossos irmãos muçulmanos na esperança de um convívio que permita construir uma só nação, uma só sociedade regida pela caridade, a fraternidade, a compreensão e o diálogo”, disse.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário