segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cresce interesse dos cubanos pelas publicações católicas

De acordo com um relatório da agência de notícias IPS, as publicações católicas em Cuba cresceram nos últimos anos de forma notável, apesar das restrições e do estrito controle estatal a que foram submetidas.
A contagem fala de até 46 boletins e revistas, 12 sites e 7 boletins eletrônicos que atingem quatro milhões de leitores católicos em Cuba e muitos cubanos no exílio.
"Havana é um caso notável com suas duas revistas de maior tiragem:Palabra Nueva, revista oficial da arquidiocese de Havana, e Espacio Laical, órgão do Conselho de leigos", disse o leigo Gustavo Andujar, vice-presidente de Signis, Associação Católica Mundial para a Comunicação, entrevistado pela agência IPS.
Andujar destaca que as revistas começaram a se multiplicar já nos anos mais difíceis do Período Especial, na década de noventa.
"Creio que foi também uma reação da Igreja Católica à situação de desconcerto e de falta de esperança que a população sentia. As publicações trouxeram uma palavra de esperança, de acompanhamento, porque a Igreja, forçada a se ausentar dos espaços públicos, tinha muito a dizer. E não necessariamente uma palavra de consenso rebelde", acrescentou o vice-presidente de Signis.
Para Andujar, "houve uma compreensão crescente" de que as publicações católicas "não representam um problema, nem ameaçam ninguém".
Perguntado sobre as múltiplas barreiras que a Igreja católica ainda encontra na ilha para realizar seu trabalho, Andujar afirmou que "40 anos de ateísmo estrutural não são eliminados de uma só vez".
"Mudar alguns artigos da Constituição não transforma a mentalidade de centenas de funcionários que cresceram, se formaram e desenvolveram todo seu trabalho com a intuição de que a Igreja era algo alheio e perigoso, e mais relacionado com o inimigo", destacou Gustavo Andujar.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário