sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Igreja na República Tcheca e Eslováquia convida Papa para 2013

O presidente da Conferência Episcopal Tcheca e arcebispo de Praga, Dom Dominik Duka, confirma que a Igreja quer convidar o Papa Bento XVI para participar das celebrações que acontecerão em 2013 por ocasião do aniversário da chegada dos santos Cirilo e Metódio à Grande Morávia há 1150 anos.
A porta-voz da Conferência Episcopal da República Tcheca, Irena Sargankova, explicou também que representantes dos católicos tchecos farão uma peregrinação de agradecimento a Roma, de 9 a 11 de novembro, segundo informa o site da Conferência Episcopal Tcheca.
Lá se encontrarão com o Papa e lhe agradecerão por sua visita à República Tcheca, que aconteceu em setembro do ano passado.
As celebrações de 2013 também acontecerão na Eslováquia e Dom Duka explicou que também pretendem convidar o Papa.
Bento XVI visitou a República Tcheca no último mês de setembro, coincidindo com o aniversário de São Venceslau, padroeiro de Bohemia, e pelo 20° aniversário da queda do regime comunista.
Durante essa viagem, visitou Praga, Brno e Stara Boleslav, Bohemia Central, onde o duque Venceslau foi martirizado em 935.
Os santos Cirilo e Metódio, "apóstolos dos eslavos", foram dois missionários gregos que introduziram o cristianismo na Europa Central durante o século IX.
A grande Morávia estava situada aproximadamente onde agora estão a República Tcheca e Eslováquia.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário