sexta-feira, 13 de agosto de 2010

No Oriente e no Ocidente, testemunhar verdadeiramente que somos cristãos

O Patriarca Gregório III Lahan considera que um grande desafio dos fiéis católicos hoje é “testemunhar verdadeiramente que somos cristãos, demonstrar a nossa fé”.
O Patriarca Católico Greco-Melquita de Antioquia e de todo Oriente, de Alexandria e de Jerusalém realiza de 5 a 16 de agosto uma visita ao Brasil. Nessa terça-feira, ele esteve em Taubaté (interior de São Paulo), para consagrar o altar da capela Sant’Ana.
Acolhido por cerca de 200 fiéis que, em procissão, o acompanharam, logo após sua chegada, no pequeno trajeto entre a casa paroquial e a capela, Gregório III não escondeu sua satisfação.
“Estou alegre no meio de vós, até emocionado, nesta igreja pequenina, com tantas nações presentes para glorificar a Deus”, disse na homilia da Missa.
O Patriarca recordou o convite de São Paulo à fidelidade à fé e o de Jesus ao testemunho no mundo inteiro.
“Os cristãos de todo lugar, terra ou país são chamados a viver testemunhando Deus”, disse.
Gregório III reconheceu que os cristãos do Oriente “passaram e têm passado pelo caminho da via-sacra”.
“A via-sacra não é somente o lugar, mas o caminho, por onde todos podem passar, especialmente quando há perseguição.”
Mas – destacou o Patriarca – “a cruz é justamente para tirar o cristão da cruz, não para ficar nela pregado. Cristo não foi pregado na cruz para ficar na cruz, mas para vencer a cruz e salvar a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, todos.”
“Somos responsáveis por tirar todos os nossos irmãos da cruz do sofrimento”. Ele disse ainda que os cristãos são “testemunhos da única cruz”, mas são especialmente “testemunhos da ressurreição”.
“Sejamos verdadeiros testemunhos do Senhor. No Oriente, no Ocidente, no mundo todo somos chamados a demonstrar que somos cristãos”, disse.
O Patriarca agradeceu “a Deus que nos permite viver a fé, porque sem a fé não tem nenhuma verdade na terra”.
“Fico emocionado aqui nesta pequenina igreja, pois a nossa fé é a mesma, seja no Oriente ou no Ocidente.”
O Patriarca Gregório III é uma das maiores autoridades católicas no Oriente Cristão. Um dos promotores do diálogo ecumênico e inter-religioso no Oriente Médio, representando a Igreja Católica, seu patriarcado tem sido marcado por um forte estímulo à presença cristã no local. É um dos articuladores da assembleia do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que se realiza em outubro próximo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário