sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chile precisa do testemunho dos crentes na vida pública

Neste momento em que o Chile celebra seu bicentenário, fazem falta cristãos leigos que sejam capazes de dar testemunho de sua fé na cultura, política, comunicação e em outros âmbitos da vida pública, afirmou nessa quinta-feira o presidente da Conferência Episcopal do país.

Dom Alejandro Goic Karmelic, que é também bispo de Rancagua, discutiu esse tema uma conferência, no contexto do mês da solidariedade.

“Minha fé é minha vida e minha vida é minha fé – disse –; porque a fé é um projeto de vida. A fé não pode permanecer no âmbito da vida privada, pois ela tem a ver com todas as realidades temporais do ser humano... Trata-se claramente de uma dimensão social”, afirmou o prelado.

A respeito do diálogo fé-cultura em tempos de secularismo, ele sublinhou a urgência de viver o apostolado da caridade intelectual: “é urgente que nas dioceses haja organismos especializados com leigos preparados para gerar o diálogo fé-cultura e a defesa da dignidade humana do homem e da mulher, colocando a caridade a serviço da inteligência”.

Ao falar da presença nos meios de comunicação, ele disse que a presença “mais importante não está em programas de caráter religioso, mas em alcançar uma presença natural nos relatos populares e nas narrativas da mídia que alimentam os mitos e os valores da cultura... com a necessária habilidade e criatividade do jornalista cristão, que destaca os valores profundamente evangélicos”.

No âmbito político, o bispo afirmou a necessidade da educação cívica, especialmente com os jovens. Esta deve tender ao serviço do bem comum, em especial dos mais pobres, pois “a política depende em boa medida da justiça social, da paz nacional e internacional e da promulgação de leis respeitosas da dignidade humana. É aqui que o cristão está chamado a ser testemunho de Cristo na política”.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário