terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bento XVI convida a viver com “estilo de Deus”

Constatando que com frequência se vive segundo um "estilo pagão", Bento XVI convidou a forjar a própria vida seguindo outro caminho, "o estilo de Deus".

Esta foi a exortação do Papa no início da Missa presidida ontem, no Centro Mariáppolis de Castel Gandolfo, por ocasião do encontro anual com seus antigos alunos, o Ratzinger Schülerkreis, realizado de 27 a 30 de agosto (cf. Zenit, 26 de agosto de 2010).

O Pontífice, como refere a Rádio Vaticano, interveio para comentar o Evangelho deste domingo, que faz referência àqueles que buscam o primeiro lugar nos banquetes (Lc 14, 1. 7-14), recordando que, nesta passagem, "o Senhor nos faz compreender que na verdade continuamos vivendo segundo o estilo dos pagãos: convidamos por reciprocidade somente quem devolverá o convite; damos somente a quem nos restituirá".

"O estilo de Deus é diferente - sublinhou. Ele nos convida à sua mesa, nós, que somos mancos, cegos, surdos; convida a nós, que não temos nada para oferecer-lhe."

"O estilo divino - constatou - se experimenta sobretudo na Eucaristia, durante a qual somos chamados a deixar-nos tocar pela gratidão para com Deus, que nos convida à sua mesa, apesar de que estejamos repletos de culpas."

"Mas queremos aprender também a experimentar a culpa de que saímos muito pouco do estilo pagão, porque vivemos muito pouco a novidade, o estilo de Deus", observou o Bispo de Roma.

"E por isso começamos a Santa Missa pedindo perdão: um perdão que nos transforme, que nos torne mais semelhantes a Deus, à sua imagem e semelhança."

E na homilia da celebração, o cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena e antigo aluno do professor Joseph Ratzinger, sublinhou a importância da humildade, que "transforma os insultos em uma graça".

"Obrigado, Santo Padre, porque o senhor encarna para nós a atitude de Cristo, que é manso e humilde de coração! - exclamou. Não é algo maravilhoso da fé cristã e da experiência cristã? A alegria pelo fato de que os parâmetros do Céu são tão diferentes dos nossos."

O Ratzinger Schülerkreis deste ano se concentrou no tema da interpretação do Concílio Vaticano II.

Os participantes foram cerca de 40, todos eles antigos alunos do professor Ratzinger, que apresentaram com ele sua tese de doutorado nos anos em que lecionava nas universidades da Alemanha.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário