quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Encontro reúne 17 novos bispos em Brasília

Começou nesta segunda-feira, 9, e segue até o fim da semana, dia 13, o 21º Encontro de Novos Bispos, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro acontece anualmente na sede da CNBB, em Brasília, e reúne os novos bispos nomeados este ano e no ano anterior.

Entre outros objetivos, o Encontro de Novos Bispos é realizado para que os prelados conheçam a estrutura eclesial da CNBB, seu dinamismo de trabalho, os funcionários e assessores, além da colegialidade que a entidade proporciona para os recém nomeados.

O bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, que dirige o Encontro pela quarta vez consecutiva como presidente da Comissão, destaca a importância do evento para a vida dos novos bispos.

“O encontro tem por objetivo manifestar a alegria da CNBB pela eleição dos novos bispos, pois eles já fazem parte dessa família episcopal; juntos, nós conhecemos a finalidade da CNBB e sua organização. O evento acontece aqui em Brasília justamente para os novos bispos conhecerem o funcionamento do espaço da sede”, disse dom Esmeraldo.

Além de um momento de conhecimento da CNBB, dom Esmeraldo também afirma que o encontro proporciona orientações indispensáveis para o trabalho pastoral dos novos bispos. “A partir do encontro, os novos bispos são animados em sua missão. Ao longo desses cinco dias apresentamos os fundamentos do episcopado e os desafios que o bispo enfrenta na atualidade”, sublinhou.

Questionado sobre sua experiência em participar de um encontro para novos bispos como recém nomeado há 10 anos, dom Esmeraldo lembra que o encontro influenciou no seu trabalho pastoral, na diocese de Santarém.

“Como bispo também participei de um encontro como este. E o que senti foi o apoio da CNBB. As orientações que recebi no encontro tornaram mais firmes os primeiros passos que dei na missão episcopal e me senti membro do colegiado episcopal”.

Novos Bispos
Nomeado bispo da diocese de Brejo (MA) no dia 5 de maio deste ano, monsenhor José Valdeci, 48, afirma que o encontro proporciona a acolhida da CNBB ao grupo de novos bispos. “É de suma importância um encontro para novos bispos. A partir dessa reunião, nós conhecemos a estrutura da CNBB, como acontecem os encaminhamentos dos trabalhos para a Igreja no Brasil, bem como o desenvolvimento dos trabalhos das Comissões e pastorais”, afirmou.

Monsenhor Valdeci será ordenado no próximo dia 28 de agosto. A diocese de Brejo conta com 16 paróquias e 21 cidades. “O grande desafio da missão em Brejo”, destaca o monsenhor, “será trabalhar numa realidade dominada pelo agronegócio, mas que também é conhecida historicamente pela atuação das CEBs. Lá eu quero motivar os padres a continuarem o trabalho junto às Comunidades Eclesiais de Base”, completou.

“O Encontro nos dá uma visão do trabalho pastoral que iremos desempenhar daqui para frente”. A afirmação é do monsenhor Rafael Biesnarki, 54, nomeado bispo auxiliar de Curitiba (PR). Para ele, o encontro é um iluminador para a nova missão do grupo de bispos recém nomeados. “Aqui nós conhecemos os aspectos da CNBB. O interessante é que nós não somos condicionados, mas temos autonomia e as discussões e palestras nos tornam mais capazes”, disse. Monsenhor Rafael atuou na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano, por 22 anos.

Já monsenhor Mário Antônio da Silva, nomeado bispo auxiliar de Manaus (AM), acredita que o Encontro é importante para a missão pastoral como para a vida pessoal do bispo. “O que ouvimos aqui servirá muito importante para o desempenho da nova função a que fomos confiados, mas também para a vida pessoal, para que tenhamos mais determinação e consciência”. Segundo ele, o encontro também dá força e entusiasmo para que os novos bispos olhem para frente e sejam verdadeiros missionários de Jesus.

CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário