quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bispos debatem a dinamização da catequese no Brasil

Terminou ontem, 25, a Reunião dos bispos responsáveis pela Catequese nos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram 11 bispos de 11 regionais. O encontro, que teve início na segunda-feira, 23, tratou da dinamização da catequese no Brasil. O tema de reflexão foi ‘Iniciação à Vida Cristã’, ou seja, “como tornar a iniciação à vida cristã uma proposta para as nossas comunidades e paróquias”, disse a assessora para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria.
O presidente da Comissão Bíblico-Catequética e bispo da Cidade de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, disse que o encontro tem como papel mais importante apontar novos caminhos para uma verdadeira iniciação à vida cristã. “Estamos vivendo uma mudança de época e isso exige uma catequese nova, mais bíblica, onde as pessoas possam se apaixonar por Jesus Cristo e também serem mais comprometidas com a mudança de vida”.
De modo concreto, a Comissão estuda implantar uma coordenação pastoral para a animação catequética nas várias instâncias da Igreja Católica no Brasil. “Percebemos a importância das paróquias, dioceses e regionais terem uma coordenação pastoral para a catequese, porque é interessante que o trabalho esteja nas mãos de uma equipe que pensa e planeja a catequese nas várias instâncias”, completou o presidente da Comissão.
O bispo da diocese de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias Kujawski, destacou que o encontro é essencial para o desenvolvimento de uma nova catequese no Brasil. “Queremos efetuar na prática a catequese da iniciação cristã e chegamos à conclusão de que é importante levar os nossos fiéis para o encontro pessoal com o Cristo Jesus. Essa é a chave do nosso encontro”.
Irmã Zélia disse ainda que durante o encontro, foi exposta uma experiência de catequese com crismandos. “É uma catequese de inspiração catecumenal com os crismandos da diocese de Chapecó (SC), trazida pelo bispo diocesano, dom Manuel João Francisco”. A assessora explica que é importante estudar essa nova forma de catequese por ser, na prática, um modelo novo para Igreja no Brasil.
Ano CatequéticoOs bispos também avaliaram a 3ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu entre os dias 6 e 11 de outubro de 2009, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), além de elaborarem propostas para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011 a 2014.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário