terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cruz dos jovens encerra sua passagem por Portugal

A Cruz da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) concluiu sua peregrinação por Portugal e já está novamente nas mãos de jovens da pastoral juvenil de Madri. De 8 a 19 de agosto, o símbolo foi acolhido em festa por jovens de 16 dioceses portuguesas.
O padre Carlos Gonçalves, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lisboa, considera que a peregrinação foi “uma aposta ganha, já que havia muitos jovens que nunca tinham estado junto à Cruz, nem sabiam o que era”. “Tratou-se assim, de uma grande publicidade” para a JMJ, disse, segundo informa Agência Ecclesia.
Milhares de pessoas puderam ver, tocar e rezar junto da Cruz, durante os dias em que ela percorreu o Portugal. O madeiro de quase quatro metros de altura visitou praticamente todas as dioceses portuguesas (as exceções foram a Madeira e o Alentejo), mobilizando inúmeros jovens.
Padre Carlos Gonçalves espera agora que o símbolo tenha servido para “despertar o dinamismo da Pastoral Juvenil, que por vezes anda um bocado mais adormecido”. A Cruz poderá ter contribuído para uma ligação maior à Igreja, por parte de muitos jovens que andam afastados. Depois, “as histórias pessoais que cada um tem com Deus ditarão o resto”.
A Cruz continua agora a sua peregrinação europeia, convocando todos os jovens para a Jornada Mundial da Juventude 2011, que se irá realizar entre 16 e 21 de agosto, na capital espanhola.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário