quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Santa Sé pede que doentes rezem pelos sacerdotes


Carta do presidente do Conselho Pontifício para os Agentes Sanitários

A Santa Sé está pedindo aos enfermos do mundo inteiro que, neste Ano Sacerdotal, ofereçam suas orações e sacrifícios especialmente pelos sacerdotes.
Esta é a proposta feita em uma carta pelo arcebispo Zygmunt Zimowski, presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para os Agentes Sanitários, enviada no dia 1º de outubro.
"Estou perto de cada um de vós e vos convido, queridos irmãos e irmãs enfermos, a dirigir incessantemente vossas orações e o oferecimento dos vossos sofrimentos ao Senhor da vinha, a favor da santidade dos vossos amados sacerdotes, a fim de que desempenhem com entrega e caridade pastoral o ministério que Cristo, Médico do corpo e da alma, lhes confiou", afirma o prelado polonês.
Da mesma forma, convida os que sofrem e os doentes a "redescobrirem a beleza da oração do Santo Rosário em benefício espiritual dos sacerdotes, em particular no mês de outubro".
O arcebispo recorda que "cada primeira quinta-feira e cada primeira sexta-feira do mês, dedicadas à devoção eucarística e ao Sagrado Coração, respectivamente, são dias particularmente oportunos para participar da Santa Missa e da adoração ao Santíssimo Sacramento".
O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde recorda que "à cabeceira do enfermo, o sacerdote representa o próprio Cristo, Médico Divino, que não é indiferente diante do destino daquele que sofre".
"Através dos sacramentos da Igreja, administrados pelos sacerdotes, Jesus Cristo oferece ao doente uma cura mediante a reconciliação e o perdão dos pecados, por meio da unção com o óleo sagrado e, finalmente, na Eucaristia."
"Portanto - considera -, na pessoa do sacerdote, está presente junto ao enfermo o próprio Cristo, que perdoa, cura, consola, segura sua mão e diz: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê e mim, não morrerá jamais'."
Dom Zimowski recorda aos enfermos que, "ao orar pelos sacerdotes, é possível obter indulgências especiais este ano".
Por último, o representante vaticano pede "uma oração especial pelos sacerdotes enfermos e provados no corpo, que cada dia experimentam, como vós, o peso da dor, junto à força da graça salvífica que consola e cura a alma".
E conclui: "Orai pela beatificação e canonização do Servo de Deus João Paulo II. Orai com insistência pelas santas vocações sacerdotais e religiosas", propondo a oração composta por João Paulo II para esta ocasião.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário