quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Palavras centrais do Sínodo da África

Os termos mais citados foram “paz” e “Cristo”

Quando o 2º Sínodo da África chega à "relação após a discussão" (uma primeira síntese dos temas tratados), é o momento de fazer um primeiro balanço dos temas mais abordados nas 150 primeiras intervenções dos participantes.
Compreensivelmente, em um encontro dedicado aos temas da reconciliação, justiça e paz, o tema mais tocado foi a "paz", com 402 menções, seguido de "justiça", com 345, ainda que, na verdade, foi superado pela referência a "Cristo"em 346 ocasiões (enquanto "Jesus" foi nomeado 119 vezes).
A "guerra", mencionada 158 vezes, recebeu mais citações que o "amor" (122 vezes), mas a "violência" perdeu para a "esperança" por 57 contra 40 citações.
A importância do "diálogo" foi sublinhada 85 vezes, assim como da "educação" (76 vezes), que nem sempre estava acompanhada do tema "escola" (30 vezes), mas quase sempre de "crianças" (60 vezes, 4 das quais em forma de "crianças-soldado").
"Papa" foi um termo utilizado 65 vezes, enquanto a referência explícita a "Bento XVI" ocorreu em 39 ocasiões.
O tema das "mulheres" foi considerado em 20 momentos, enquanto o da "economia" apareceu 14 vezes. O Islã foi mencionado 33 vezes.
Entre os temas que preocupam na realidade africana, destacaram-se a "AIDS" (27 vezes), o "exorcismo" (12 vezes), o "zelo sacerdotal" (7 vezes), a "prostituição" (6 vezes), as "religiões tradicionais" (6 vezes) e a "prisão" (3 vezes).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário