segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Episcopados latino-americanos discutem pastoral na Amazônia



Evento em Manaus reúne representantes de 14 países

Com o objetivo de buscar critérios pastorais comuns para a Amazônia, 14 países da América Latina e Caribe iniciaram hoje em Manaus (Amazonas) um encontro para discutir a problemática da Amazônia; informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o encontro reúne os bispos da Amazônia e os responsáveis pela Pastoral Social e pela Cáritas das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, além leigos comprometidos com a problemática da Amazônia.
O arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, destacou que a Amazônia "são várias" e que é preciso olhar para todos os seus aspectos, especialmente o processo de urbanização, "que cresceu muito".
Dom Luiz recordou que a CNBB sempre se preocupou com a região da Amazônia. "Desde a década de 1970 a CNBB se preocupa com a Amazônia". No entanto, nos últimos anos, esta preocupação tem crescido, muito em virtude da ação pastoral e das denúncias de bispos como Dom Erwin Krautler (bispo do Xingu), observou.
Esta é a terceira vez que Manaus sedia o encontro latino-americano sobre a Amazônia. De acordo com o bispo auxiliar de Guadalajara (México) e secretário geral do Celam, Dom José Leopoldo González, este encontro é uma resposta à Conferência de Aparecida, que mostrou grandes preocupações com a evangelização da Amazônia.
O secretário explicou que, durante a reunião, os participantes irão olhar para a realidade da Amazônia e iluminá-la com um olhar "científico, bíblico e teológico". A ideia é definir ações comuns a serem executadas pelos países presentes.
Participam do evento 16 leigos, 4 religiosas, 16 padres e 30 bispos. O encontro termina no domingo, quando os participantes deverão aprovar o documento final.

(Com CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário