quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Arcebispo de Canterburry: passo dado hoje é fruto do ecumenismo



Mostra seu acordo com a solução adotada pela Santa Sé

O arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja da Inglaterra, Rowan Williams, mostrou-se partidário da criação de uma estrutura canônica particular dirigida aos anglicanos que queiram aderir à fé católica.
Desta forma expressou em uma declaração conjunta com o arcebispo católico de Westminster, Vincent Gerard Nichols, dada a conhecer de maneira simultânea em Londres e no Vaticano, ao se anunciar a próxima publicação de uma Constituição Apostólica para a criação de um “ordinariato pessoal”, que permitirá aos membros da Igreja anglicana que desejarem entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, preservando elementos do patrimônio e da liturgia da tradição anglicana.
Segundo a declaração, este anúncio põe fim “a um período de incerteza para muitos grupos que nutriam esperanças de novas formas de abraçar a unidade com a Igreja Católica”.
“A constituição é também um reconhecimento da substancial convergência na fé, doutrina e espiritualidade entre a Igreja Católica e a tradição anglicana”, indicam ambos prelados.
“Sem os diálogos dos últimos 40 anos, este reconhecimento não teria sido possível, nem tampouco se teria nutrido a esperança de uma plena e visível comunhão”, acrescentam.
Neste sentido, prossegue o comunicado, “a Constituição Apostólica é uma das consequências do diálogo ecumênico entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana”.
“O atual diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana é a base para nossa cooperação. Com a graça de Deus e a oração estamos decididos a que nosso compromisso mútuo permanente e a consulta sobre estes assuntos e outros sigam se fortalecendo”.
“Esta estreita cooperação continuará à medida que crescermos juntos em unidade e missão, no testemunho do Evangelho em nosso país e na Igreja em geral”, conclui o comunicado.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário