sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Arcebispo pede novo compromisso da Europa com os africanos

Dom Jorge Ortiga falou hoje na assembleia do Sínodo para a África

O presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), Dom Jorge Ortiga, pediu hoje um renovado compromisso da Europa com o continente africano.
“Portugal e a Europa devem reinterpretar a aventura missionária assumindo atitudes novas e comprometidas com a vida dos povos que evangelizaram”, afirmou o arcebispo, na assembleia do Sínodo para a África.
No passado –prosseguiu Dom Jorge Ortiga–, “com maior ou menor fidelidade, deram a conhecer Jesus Cristo e a Sua doutrina. Hoje devem continuar a partir para ver Cristo nas necessidades reais e concretas, fazendo o que devem fazer a Cristo”.
“O ir ao encontro de Cristo nos necessitados através duma dedicação total deve ter uma dimensão universal que não permite acepção de pessoas mesmo por motivos religiosos”, destacou.Se a Europa deve partir ao encontro das necessidades –afirmou o arcebispo–, “as comunidades locais devem organizar-se eliminando demasiadas burocracias e chegando, particularmente, a quem não tem voz para exigir”.
“Dar é importante, dar-se num voluntariado com preparação permite que os povos consigam construir a sua felicidade.”
“Pode ter chegado a hora duma autêntica geminação das comunidades ou dioceses através da partilha de bens materiais e de pessoas que se disponibilizam para servir na escola, saúde, etc”, disse.
“A Europa deve regressar à Africa não só para levar o conhecimento de Cristo, mas se encontrar com Ele em todos os povos e na lógica das Bem-aventuranças e da descrição do Juízo Final”, destacou Dom Jorge Ortiga.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário