segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Papa a fiéis africanos: ser sal e luz do continente



Intervenção por ocasião do Ângelus dominical

Em sua intervenção por ocasião do Ângelus deste domingo, Bento XVI convidou os fiéis africanos a serem sal e luz em seu continente.
O Papa dirigiu a oração mariana ao término da Missa celebrada em São Pedro para a conclusão da 2ª Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, que supôs "três semanas de oração e de escuta recíproca, para discernir o que o Espírito Santo diz hoje à Igreja que vive no continente africano, mas ao mesmo tempo, à Igreja universal".
Os padres sinodais, afirmou o pontífice, apresentaram "a rica realidade das Igrejas locais" e "suas alegrias pelo dinamismo das comunidades cristãs, que continuam crescendo em qualidade e quantidade".
"Estamos agradecidos a Deus pelo estímulo missionário que encontrou terreno fértil em numerosas dioceses e que se expressa no envio de missionários a outros países africanos e a diversos continentes", prosseguiu.
Desafios e propostas
Entre os temas tratados nas discussões do sínodo, recordou o Papa, "particular relevância foi dada à família, que também na África constitui a célula primária da sociedade, mas que hoje está ameaçada por correntes ideológicas procedentes também do exterior"
"O que dizer, além disso, dos jovens expostos a esse tipo de pressão, influenciados por modelos de pensamento e de comportamento que contrastam com os valores humanos e cristãos dos povos africanos?", perguntou-se.
Frente a estes problemas e à "grande necessidade de reconciliação, de justiça e de paz" no continente, a Igreja "responde voltando a propor, com renovado vigor, o anúncio do Evangelho e a ação de promoção humana".
"Animada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, ela se esforça para fazer que ninguém se veja privado do necessário para viver e que todos possam ter uma existência digna do ser humano", acrescentou o pontífice.
Convite aos povos africanos
Bento XVI se dirigiu "a todas as populações africanas, em particular a quem compartilha a fé cristã, para entregar-lhes idealmente a Mensagem Final da assembleia sinodal".
"É uma mensagem que parte de Roma, sede do sucessor de Pedro, que preside a comunhão universal, mas pode dizer-se, em um sentido verdadeiro, que esta tem sua origem na África, de onde recolhe as experiências, esperanças, projetos, e agora volta à África, levando a riqueza de um acontecimento de profunda comunhão no Espírito Santo", declarou.
"Queridos irmãos e irmãs que me escutais da África! Confio de modo especial à vossa oração os frutos do trabalho dos padres sinodais e vos animo com as palavras do Senhor Jesus: sede sal e luz na amada terra africana!"
O Papa concluiu sua intervenção recordando que, para o próximo ano, está prevista uma Assembleia Especial para o Oriente Médio, do Sínodo dos Bispos. Por ocasião de sua visita ao Chipre, programada para junho de 2010, Bento XVI entregará o Instrumentum laboris (documento de trabalho) desse encontro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário