sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Papa e Mahmoud Abbas impulsionam cooperação entre Israel e Palestina



Bento XVI recebe em audiência o presidente da Autoridade Palestina

Bento XVI e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, destacaram a importância da cooperação e do respeito mútuo entre Israel e Palestina, e do apoio internacional para solucionar o conflito entre os países.
O pontífice recebeu Abbas em audiência hoje, no Palácio Apostólico Vaticano, segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
"No transcurso das cordiais conversas - indica o comunicado -, abriu-se um diálogo sobre a situação no Oriente Médio, em particular sobre a necessidade de encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito israelita-palestino, através da qual os direitos de todos sejam reconhecidos e respeitados."
"A respeito disso, foi destacada a importância da cooperação e do respeito mútuo entre as partes e do apoio da comunidade internacional", continua o texto.
Na reunião, recordou-se a viagem do Santo Padre à Terra Santa, no último mês de maio, durante a qual Abbas lhe ofereceu uma cerimônia de boas-vindas aos Territórios Palestinos.
Naquele ato, Bento XVI anunciou que a Santa Sé instituiria uma comissão bilateral com a Autoridade Nacional Palestina (cf. Zenit, 13 de maio de 2009).
Durante sua visita aos Territórios Palestinos, concretamente em Belém, o Papa confirmou o apoio da Santa Sé na formação de um Estado palestino soberano e nas aspirações de paz e estabilidade de israelitas e palestinos.
"A Santa Sé apoia os direitos da vossa população a uma soberana pátria palestina na terra dos vossos antepassados, segura e em paz com seus vizinhos, no interior de fronteiras reconhecidas internacionalmente", declarou.
Na audiência de hoje no Vaticano, "não faltou uma referência à situação dos católicos na Palestina, e mais em geral na região, e à sua contribuição para a vida social e para a convivência pacífica entre os povos", indica o comunicado da Santa Sé.
A difícil situação vivida pelos cristãos nessa região ocupará um espaço destacado no Sínodo do Oriente Médio, que a Igreja está se preparando para realizar de 10 a 24 de outubro de 2010, no Vaticano.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário