sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Missionário sequestrado nas Filipinas precisa urgentemente de medicamentos

A Igreja pede orações por sua libertação

Por Patrícia Navas

Pe. Michael Sinnott, irlandês da Sociedade Missionária de São Columbano sequestrado neste domingo em Pagadian (Mindanao), precisa urgentemente de medicamentos, devido a seu precário estado de saúde.
Assim advertiu à agência Fides o bispo de Pagadian, Dom Emmanuele Cabajar, que pediu “orações por sua salvação” e suplicou aos sequestradores “que o libertem e o tratem com compaixão”.
O missionário, de 79 anos, tem duos bypass e foi operado recentemente do coração. Foi sequestrado no domingo pela noite à saída de sua casa.
Sete homens armados o introduziram em um veículo, que depois foi encontrado queimado e abandonado em uma praia. Os sequestradores o levaram em um bote.
O bispo Cabajar publicou um manifesto, “Padre Michael Sinnot, um homem de paz”, no qual expressa sua tristeza pelo sequestro.
“Nossa prioridade hoje é fazer-lhe chegar os medicamentos de que precisa para salvar sua vida – afirmou. Estamos tentando por todos os modos estabelecer um canal com os sequestradores”.
“Esperamos que seja libertado em breve, antes de uma semana, posto que seu físico poderia não resistir ao longo e extenuante mal-estar nas mãos dos sequestradores, que com frequência obrigam as vítimas a marchas forçadas”, acrescentou o vigário geral da diocese, mons. Gilbert Hingone.
O bispo destacou o esforço que as autoridades civis e militares estão realizando para libertar o Pe. Sinnott.
O missionário nascido na Irlanda coordenava um projeto de reabilitação para crianças com problemas especiais.
Ao início do sequestro, os líderes militares da região comunicaram que o missionário havia sido avistado na zona de Lanao do Sul.
Sobre os sequestradores, Pe. Gilbert explicou que “as suspeitas se dirigem a gangues dedicadas ao comércio dos sequestros por extorsão; querem dinheiro para financiar sua luta”.
“Mas a política da Igreja no Sul das Filipinas é não ceder a pedidos de resgate”, acrescentou.
Pe. Sinnot trabalha na região há 30 anos e é muito conhecido e querido pela população local.
Segundo a agência AsiaNews, desde 1993, ao menos 15 sacerdotes e pastores protestantes – 8 estrangeiros e 7 de nacionalidade filipina – foram sequestrados em Mindanao.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário