quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Presidente da CNBB destaca vitalidade da Igreja no Brasil



Cúpula da Conferência episcopal visita Vaticano

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha, considera que a Igreja Católica vive no país um momento de grande vitalidade, especialmente com o novo impulso lançado pela Conferência de Aparecida.
O arcebispo falou durante a visita que a presidência da CNBB realizou ontem à Rádio Vaticano, em Roma. Dom Geraldo Lyrio, Dom Luiz Soares Vieira, vice-presidente, e Dom Dimas Lara Barbosa, secretário-geral do organismo, encontraram-se com 40 jornalistas que trabalham na Rádio; segundo informa a CNBB.
Ao Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, Dom Geraldo recordou que Bento XVI, “em um encontro que tivemos recentemente”, disse que “a Igreja no Brasil possui uma extraordinária vitalidade, e por isso nós louvamos a Deus”.
Segundo o arcebispo, trata-se de uma vitalidade “que se manifesta na multiplicidade de iniciativas das pastorais específicas, dos movimentos eclesiais, do vigor de nossas dioceses, da riqueza de nossas comunidades”.
Esse vigor é também fruto “do esforço imenso de integração e de unidade pastoral que representa a CNBB” e da “credibilidade de que goza a Igreja Católica no Brasil”.
Dom Geraldo Lyrio destacou que o momento de “extraordinária vitalidade” da Igreja Católica no Brasil expressa-se também por meio de “um fluxo importante de repercussão, que foi a Conferência de Aparecida”.
“Esta Conferência não foi apenas um momento, foi um evento que marcou a vida da Igreja na America Latina, e de um modo especial, no Brasil”, disse.
Segundo o arcebispo, o “grande destaque” da Conferência de Aparecida foi “o despertar missionário que vai se concretizando em várias manifestações”.
Verifica-se o esforço por uma “conversão pastoral” que faz com que a Igreja não fique apenas voltada para sua comunidade de fiéis, mas se abra “àqueles que estão de fora”.
“Isso leva a uma renovação interior da própria Igreja, uma renovação estrutural, eclesial e paroquial”, disse.
Sobre o contexto da visita ao Vaticano, Dom Geraldo Lyrio recordou que é atribuição da presidência da CNBB visitar o Papa todos os anos, levando não só as “preocupações”, mas também os resultados da ação evangelizadora e “procurando sempre intensificar os laços da Igreja do Brasil com a Sé Apostólica”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário