terça-feira, 13 de setembro de 2011

Igreja na América Latina frente à cultural digital

Entre os dias 17 e 20 de outubro, será realizado em Santiago do Chile o congresso internacional “Igreja e cultural digital”, organizado pela Rede Informática da Igreja Na América Latina (RIIAL).

Este congresso é promovido pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (PCCS) e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em parceria com a Conferência Episcopal do Chile e a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Entre os representantes do PCCS que viajarão ao Chile para esta ocasião, encontra-se Dom Claudio Celli, presidente do Conselho Pontifício.

Segundo explica a Dra. Leticia Soberón, coordenadora geral da RIIAL, o encontro dirigirá “um olhar lúcido, sem ingenuidades, mas repleto de esperança, à sociedade digital de hoje, para discernir suas oportunidades e evitar seus riscos. Nosso objetivo é conhecer melhor a cultura comunicativa para anunciar-lhe Cristo em sua própria linguagem, realizando a missão continental, suscitando autêntica comunhão em uma sociedade hiper comunicada, onde as pessoas se sentem com frequência tão sozinhas”.

Neste sentido, o congresso deseja lançar uma “decidida luta contra a exclusão digital de pessoas e comunidades, estudando, no mapa da conectividade da Igreja, onde estão as comunidade que não têm acesso ao banquete da cultura e do intercâmbio pela internet, para que ofereçam também suas próprias experiências”. Acrescentou também que, como em uma mesa comum, tentar-se-á colocar os que têm soluções em contato com aqueles que as buscam.

O evento recolherá, além disso, os frutos de vários anos de trabalho realizados no continente por diversas entidades e pessoas, além do PCCS, o CELAM e as conferências episcopais, como as agrupações de comunicadores SIGNIS e OCLACC, o Centro Guadalupe e o Grupo de Pesquisa e Reflexão da RIIAL, a Associação de Servidoras, CAMECO e tantos outros serviços e meios eclesiais de comunicação.

O congresso incluirá três grandes campos temáticos: teológico e pastoral, inclusão digital e aplicativos (discernimento tecnológico diante das diversas necessidades). Além disso, contempla duas modalidades de participação: presencial e virtual.

O programa do congresso, as informações sobre as formas de participação e as contribuições do processo preparatório estão disponíveis no site do congresso: www.riial.org/congresowww.riial.org/congreso.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário