sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudantes muçulmanos recebidos no Vaticano

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, cardeal Jean-Louis Tauran, recebeu no Vaticano, no dia 10 de setembro, doze jovens indonésios representantes da influente Associação de Estudantes Muçulmanos da Indonésia, que conta com mais de um milhão de membros.

Os jovens queriam convidar Bento XVI à Indonésia para pronunciar um discurso em uma conferência internacional sobre os temas do diálogo e da paz, que será realizada em Bali em outubro de 2012, segundo informou a agência Fides.

Também buscavam o apoio da via do diálogo e do pluralismo religioso, para encontrar formas abertas de colaboração.

O dicastério romano acolheu favoravelmente a visita dessa delegação, por ocasião do 10º aniversário doa atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, e seus representantes ouviram suas propostas.

A associação estudantil formou numerosos políticos indonésios, como o intelectual muçulmano moderado Nurcolish Madjid.

Há dez anos, a destacada associação protestou energicamente contra a intervenção militar e os bombardeios americanos no Afeganistão. Seu então presidente foi detido por queimar bandeiras dos Estados Unidos.

Atualmente, a associação tenta trabalhar junto a organizações cristãs e de outras religiões para favorecer o diálogo e o pluralismo religioso e lutar contra o extremismo e o integrismo na Indonésia.

Por isso, a associação, nascida em 1947, busca o apoio da Igreja na Indonésia e da Santa Sé.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário