quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Católicos latinos respondem à “Cáritas in veritate”

Uma delegação da Associação Católica de Líderes Latinos (CALL) se encontra em Roma esta semana para apresentar a Bento XVI sua resposta à encíclica Caritas in veritate.

A delegação chegou a Roma na semana passada, para reunir-se com o cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz. Mais tarde, seus membros foram convidados a permanecer alguns dias a mais, para apresentar pessoalmente sua resposta ao Papa, amanhã.

Robert Aguirre, presidente da CALL, saudará o Santo Padre depois da audiência geral, em nome da associação, e lhe entregará a cópia de um documento de 28 páginas chamado “Caridade na verdade: nossa resposta na fé”. O texto é uma reflexão sobre a última encíclica do Papa Bento XVI, publicada em 2009.

Em um comunicado de imprensa enviado a ZENIT, CALL reafirma “seu voto de viver como discípulos fiéis, confiando no Santo Padre como pastor”.

“Como líderes latinos católicos do nosso país – disse Aguirre –, é responsabilidade nossa demonstrar que a nossa identidade de católicos se define pelo que fazemos. Os membros de CALL seguem as palavras do Beato João XXIII, que dizia que 'é preciso adequar as nossas atividades profissionais à doutrina social da Igreja'”.

“Nossa 'Resposta na fé' é a nossa oração para levar a cabo a missão da Igreja em cada um dos âmbitos da vida.”

Publicado em julho, o texto tem como prefácio uma carta dirigida a Bento XVI, que diz: “O senhor nos convidou a reconhecer a crise dos nossos dias, a estabelecer novas regras, a reavaliar o nosso caminho e a descobrir novas formas de compromisso”.

“Ao ouvir as suas palavras, reconhecemos que esta é uma oportunidade para o discernimento, na qual podemos conformar uma nova visão para o futuro.”

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário