terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cuba vive primavera da fé, afirma cardeal Ortega

“Muitas coisas estão mudando e vivemos uma primavera da fé”, afirmou neste domingo o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, na localidade de Madruga, a 65 quilômetros da capital cubana.

O purpurado presidiu lá a cerimônia de acolhimento de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, que está peregrinando por toda a ilha para preparar os 400 anos da sua descoberta.

Entre as aclamações e cantos de milhares de fiéis, a imagem de Nossa Senhora, em uma urna de vidro, entrou no povoado de camponeses sobre o teto de um caminhão, escoltada por motos da polícia, que buzinavam. Muitos levavam flores, cartazes e bandeirinhas.

“Esta peregrinação tem um grande significado – destacou o cardeal: ser um momento de diálogo e de reconciliação.”

A viagem da pequena estátua de Nossa Senhora pelas cidades cubanas representa verdadeiramente um acontecimento histórico.

A única outra peregrinação que ela realizou foi em 1952 (sete anos antes da chegada de Fidel Castro ao poder), por ocasião dos 50 anos da República.

Depois da procissão, celebrou-se uma Missa. Na homilia, o cardeal Ortega, que recordou a histórica visita de João Paulo II a Cuba, em 1998, pediu aos fiéis que rezassem “pela pátria, por todos os cubanos, fora e dentro do país, e sobretudo pela paz social e pelo progresso”.

“Neste momento da nossa história nacional, precisamos de muitas mudanças e muitas coisas ainda estão mudando”, disse.

“O povo cubano se aproxima cada vez mais da Igreja Católica. Hoje, pertencem ao passado os tempos das curiosas simulações, dos temores e das dissimulações (…), ainda que muitos burocratas de escritório não percebam e não compreendam que já não é hora de desencontros”, continuou.

Para o cardeal Ortega, o diálogo empreendido em 2010 com o presidente Raúl Castro, que permitiu a excarceração de cerca de 130 presos políticos, “faz parte do ambiente novo de mudança que há em Cuba”.

A grande peregrinação nacional de Nossa Senhora percorreu 25 mil quilômetros desde o seu início, em 8 de agosto de 2010, em Santiago de Cuba, e terminará em 30 de dezembro, em Havana. Depois, a imagem voltará ao seu santuário, no povoado de El Cobre.

Em 2012, será comemorado o jubileu mariano por ocasião dos 400 anos do descobrimento da pequena estátua da chamada “Nossa Senhora de Mambisa”, tão venerada na atualidade.

Em declarações à imprensa, o cardeal Ortega não descartou a possibilidade de uma visita do Papa Bento XVI a Cuba. Revelou que a Igreja o convidou e que ele “não disse que 'não'”; inclusive “disse que tem vontade de vir”.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário